4 Dúvidas sobre conta poupança

4 Dúvidas sobre conta poupança

Publicado em 21/11/2019 às 00:49


Respondemos 4 dúvidas comuns para você conhecer tudo sobre a Poupança


Abrir uma Conta Poupança pode ser uma grande vantagem para aqueles que desejam armazenar dinheiro sem pagar taxas. Porém, você sabe todos os direitos que um banco deve te fornecer ao abrir uma Poupança? Continue com a gente e esclareça suas dúvidas.

A Poupança tem sido utilizada por muitos como uma substituta para a Conta Corrente, tendo em vista que ambas possuem alguns serviços semelhantes e a primeira não cobra taxas de manutenção. Pelo contrário, o valor depositado ainda rende uma quantia mensal!



Quais são os meu direitos ao abrir uma Conta Poupança?


Os direitos que você possui ao abrir uma Poupança não são somente de depositar o seu dinheiro e receber juros todo mês. Com essa conta, o banco deve te fornecer:

  • Dois saques mensais em um caixa eletrônico ou no atendimento do banco;

  • Duas transferências mensais para qualquer outra conta que esteja em seu nome;

  • Dois extratos mensais para saber as movimentações dos trinta dias que antecedem a retirada desse extrato;

  • Um extrato anual detalhado dos movimentos que sua Conta Poupança teve até o dia 28 de fevereiro de cada ano, com histórico do ano que antecede esse extrato;

  • Um sistema online para consultas;

E o mais importante:


Um cartão para realizar movimentações na sua Poupança



Esse cartão pode vir com a opção de débito, desde que possua alguma bandeira (por exemplo: Elo, MasterCard, Visa, etc.). Desta forma é possível realizar compras utilizando a Conta Poupança, sem necessidade de ter uma Corrente para isso.

Caso você não consiga realizar compras com o seu cartão da Poupança, verifique se o banco no qual o mesmo está vinculado autoriza o uso deste apenas para movimentação da conta, ou para compras também.

É importante saber que a segunda via do cartão também deve ser gratuita, se a primeira apresentar problemas.



Existe Cheque Especial na Poupança?


Não. Ou seja, não tem como utilizar a Poupança se não existir saldo na mesma.

Essa opção serve para aqueles que não possuem um bom controle financeiro, já que só conseguirá gastar o dinheiro que for depositado na conta, sem realizar empréstimos ou afins com o banco.

Além disso, os bancos também não oferecem talão de cheques nem empréstimos para aqueles que possuem uma Poupança. Como essa conta é vista como um investimento, as opções que envolvem gastar o dinheiro depositado são reduzidas.



Na Poupança o meu dinheiro rende todo mês?



Sim! Enquanto o seu dinheiro permanecer na Conta Poupança, todo mês irá render uma quantia mensal, que é definida pela soma entre a TR (Taxa Referencial) e 0,5%. Como a TR tem sido muito baixa, o certo é contar com o mínimo de rendimento de 0,5% mensal.

Se quiser entender melhor como funciona o rendimento da Poupança, clique aqui (inserir hiperlink da matéria sobre rendimento da Poupança)



Meu pagamento pode cair direto na Conta Poupança?



Não. Essa conta não possui a opção de realização de pagamentos na mesma. Ou seja, para armazenar o seu pagamento na Poupança, primeiro é necessário recebê-lo em uma Conta Salário ou Corrente, e depois realizar a transferência para a Poupança.

Ainda, é possível transferir valores de qualquer conta que esteja em seu nome, até mesmo de outros bancos, para a Poupança. Para isso, você pode contar com os serviços TED e DOC, que são fornecidos pelo banco.

Cabe lembrar que esses serviços são pagos, e o melhor é consultar o banco sobre as tarifas cobradas para cada transferência.


Precisando de Conta Corrente?

Quero encontrar minha conta ideal!

Em destaque em Contas Correntes