Cancelar Cartão de Crédito

Cancelar Cartão de Crédito

Publicado em 20/07/2019 às 18:07


Saiba aqui o que deve fazer para cancelar o cartão de crédito

 

O cartão de crédito é um queridinho dos brasileiros, não é verdade? Mas o que fazer quando queremos acabar com esta relação? Como cancelar o cartão de crédito?

 

Como cancelar o cartão

Se você teve seu cartão de crédito roubado ou extraviado, deve entrar em contato com a operadora e comunicar o ocorrido. Por segurança o cartão será cancelado. Em alguns casos a operadora enviará, automaticamente, um novo cartão.

Nestes casos (roubo, extravio) você pode cancelar utilizando o site ou ligando para a central de atendimento. As operadoras já têm uma opção de comunicação de roubo e extravio. Você escolhe esta opção e informa o número do cartão, se não tiver ou não se lembrar do número terá que informar o CPF. É bem provável que sejam solicitadas outras informações como nome completo, endereço, data nascimento para confirmar que você é realmente o proprietário e titular do cartão.

Mas se você quer cancelar o cartão por outro motivo (reeducação financeira, excesso de cartões, centralização em um único cartão etc.) o procedimento muda um pouquinho.

Você também poderá cancelar pela internet ou pela central de atendimento.

É bem verdade que em algumas operadoras o atendimento telefônico é ruim e você vai tomar um chá de canseira para conseguir cancelar. Além da confirmação de diversos dados como citamos acima, a atendente tentará evitar que você cancele o cartão, te oferecendo um novo, reduzindo taxas e até mesmo oferecendo anuidade zero.

Se você realmente quer cancelar o cartão terá que ser firme e paciente. Ou então, torcer para que seja possível o cancelamento pela internet.

Seja qual for o canal de atendimento (telefone ou internet) tem que ser informado um número de protocolo de atendimento, anote-o. Além disso, peça um comprovante do cancelamento seja por carta ou e-mail. Tenha estas informações em mãos e caso não te enviem, entre em contato com o SAC ou a Ouvidora da instituição responsável pelo cartão e em último caso com o Procon.

 

Quite as dívidas

Se você tem saldo a pagar da fatura, também pode pedir o cancelamento.

Caso faça parte da nação de endividados e está com faturas em atraso, terá que negociar o pagamento do saldo devedor.

A operadora do cartão provavelmente oferecerá algum tipo de parcelamento caso você não possa pagar tudo de uma só vez.

Nestes casos a operadora, ao invés de cancelar, irá suspender o cartão. Com isto, você não poderá usá-lo enquanto não terminar de pagar as parcelas do acordo que fez, mas também não pagará anuidade, seguro ou quaisquer outros serviços contratados.

Quando terminar de pagar as parcelas do acordo, o cartão poderá ser reativado e utilizado novamente. Então, tome cuidado e solicite o cancelamento.

No entanto, é comum quando você adquire o cartão que haja uma cláusula no contrato de adesão que prevê o cancelamento do cartão em casos de inadimplência. Nestes casos, ao entrar em contato e aceitar a proposta de parcelamento da dívida, o cartão será cancelado automaticamente. Talvez já esteja e você nem está sabendo. Leia o contrato e informe-se no site ou na central de atendimento.

Lembrando que você pode aceitar o parcelamento e, posteriormente, antecipar a quitação total da dívida.

E se eu tiver compras parceladas?

Se você fez compras parceladas e está em dia com o pagamento da fatura, também pode solicitar o cancelamento do cartão.

Você vai continuar a receber as faturas normalmente até o encerramento das parcelas. Porém, não poderão incidir anuidade, seguro nem quaisquer outros serviços.

Após o cancelar o cartão corte-o com uma tesoura antes de jogá-lo no lixo (de preferência para reciclagem) e guarde o comprovante de cancelamento por pelo menos 2 anos.

 

 

Confira nossa seleção dos melhores cartões de crédito com todas as informações em este portal comparador de cartões de crédito .


Precisando de Cartão de Crédito?

Quero encontrar meu cartão ideal!

Em destaque em Cartões