CDC - Crédito direto ao consumidor

CDC - Crédito direto ao consumidor

Publicado em 22/09/2019 às 16:40


Você sabe o que é Crédito Direto ao Consumidor (CDC)?


Antes de sair por aí fazendo uma dívida nova, é bom entender bem em qual tipo de plano você está entrando, e quais as vantagens e desvantagens que ele oferece. Por isso, estamos sempre preocupados em trazer dicas e explicações relevantes, para ajudar nossos leitores a entender melhor sobre seus produtos financeiros. E nesse artigo, vamos esclarecer o que significa CDC. Então, entenda aqui o que é Crédito Direto ao Consumidor.

Apesar de na hora do aperto muitas vezes acabamos escolhendo a primeira solução que aparece, devemos ter cuidado com as nossas escolhas, porque, apesar de crédito ser sempre crédito, as modalidades mudam justamente para se adequar conforme a necessidade do cliente.

Como por exemplo, o cheque especial é uma saída para imprevistos de última hora e que precisam de solução urgente, e por isso, cobram juros altos. Enquanto um financiamento com alienação como Leasing, é muito mais adequado para aquisição de um veículo. Portanto, é preciso conhecer bem as modalidades, e ficar atento na hora de assinar o contrato.

O que é Crédito Direto ao Consumidor

O CDC, que também é conhecido como Crédito Direto ao Consumidor, é uma das modalidades de empréstimo mais conhecidas no mercado, para a obtenção de crédito. Apesar disso, muitas pessoas o contratam porque é a primeira opção que ficam conhecem, ou porque lhes foi oferecido. Mas é importante entender o que é Crédito Direto ao Consumidor.

Este tipo de crédito é considerado um dos mais simples de se obter, e até por isso, é um dos mais solicitados. Ele pode ser utilizado em diversas modalidades de empréstimo, mas costuma ser mais comum na aquisição de bens, como veículos.

Esse crédito pode ser adquirido com a obtenção de dinheiro em espécie para aquisição do bem, ou ainda em forma de crédito, como é o caso dos famosos crediários de lojas. No caso do dinheiro em espécie, o crédito precisa ser solicitado em bancos ou instituições financeiras. Mas os crediários, são solicitados diretamente nas lojas. Além disso, o crédito disponível para utilização no cartão de crédito, também é considerado um tipo de CDC.

O parcelamento para essa modalidade de empréstimo é de 60 meses, e os juros aumentam conforme o prazo do parcelamento, conforme ocorre também com outras modalidades. Outro detalhe importante, é que para o caso de quitação antecipada das parcelas, é possível adquirir desconto no valor de cada parcela. Logo, se houver possibilidade de quitar o contrato antes do final do parcelamento, você conseguirá uma boa economia sobre os juros.

Mas será que vale a pena contratar um CDC?

Há muitas vantagens em adquirir um CDC, como por exemplo, no caso de optar pelo CDC no financiamento de um veículo, o mesmo não fica alienado ao banco (nesse caso, o veículo só é, de fato, do proprietário, quando o pagamento é concluído), o que facilita no caso de o proprietário pretender vender o carro antes de concluir o pagamento, por exemplo.

Além disso, com o CDC é possível antecipar quantas parcelas você quiser, e assim, pagar menos juros, pois, conforme for o prazo de antecipação, os juros serão abatidos das parcelas. No CDC também não há quantidade mínima de parcelas, ou seja, você pode optar por um pano de até duas parcelas, se assim desejar. No caso do Leasing, por exemplo, são aceitos somente parcelamentos a partir de 24 meses.

Apesar de o CDC ser cheio de vantagens, vale ressaltar a importância de verificar as opções mais adequadas para o tipo de crédito que você precisa, e é claro, não esquecer também que o valor do bem adquirido não corresponderá mais ao valor total no final do contrato, por isso, da importância de escolher as melhores taxas e negociar um bom plano.

VANTAGENS

  • Diferentes modalidades

  • Existem diferentes tipos de CDC, de acordo com os interesses de quem precisa de capital. Alguns exemplos são voltados para educação, outros para saúde, além das opções oferecidas por lojas.

  • Dinheiro fácil

  • O CDC é uma maneira de obter dinheiro rapidamente e sem tanta burocracia. Comparada com outras modalidades, esta certamente tem o diferencial de facilitar a vida do consumidor.

  • Flexibilidade nas condições de pagamento

  • As instituições financeiras oferecem condições flexíveis para o pagamento da dívida e para a sua quitação antecipada. Assim, é possível programar as despesas mensais e, inclusive, pagar o empréstimo no prazo de até 60 vezes.

  • Rapidez

  • Burocracia é algo que não costuma existir na aprovação de um CDC. Alguns bancos exigem apenas comprovante de renda, residência e CPF. O valor é liberado na hora após uma análise da situação financeira do consumidor.

DESVANTAGENS

  • Cobrança de IOF; Imposto sobre Operações Financeiras

  • O bem financiado servirá como garantia do empréstimo e será tomado pela instituição financeira se o devedor não arcar com seus compromissos;

  • Orçamento comprometido, de forma que não seja possível honrar com as prestações;

  • Taxas de juros maiores do que os rendimentos da poupança. Dessa forma, se você usar o CDC para comprar um carro, por exemplo, a tendência é que o valor final pago pelo CDC supere o valor do carro em virtude da desvalorização do bem.

O que é preciso para contratar um CDC?

Para solicitar o crédito, é preciso apresentar alguns documentos, como comprovante de renda, cujo é essencial para garantia de que você terá como arcar com a dívida. Porém, a aprovação do crédito depende de vários outros fatores, como a ausência de restrições no nome do solicitante, e também, se já há algum percentual da renda do solicitante, que esteja comprometida com empréstimos.

Isso porque há um percentual máximo do salário que pode ser comprometido, e no caso de solicitar o crédito em um banco, essa informação será avaliada, como uma garantia de que o cliente terá como pagar pelo empréstimo.

No entanto, vale ressaltar a importância de organizar bem as contas e estar ciente do valor da sua renda, cuja você está comprometendo com dívidas. Afinal, isso é fundamental para a sua saúde financeira.


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos