Como fazer empréstimo consignado

Como fazer empréstimo consignado

Publicado em 22/09/2019 às 21:02


Empréstimo consignado: como fazer

 

Entenda quem pode e como solicitar um empréstimo consignado.

 

empréstimo consignado é uma modalidade de crédito bastante atrativa, por ter taxas de juros mais baixas e prazo longo, mas que não está disponível para todos. Para fazer empréstimo consignado é preciso se enquadrar em algumas condições, que garantem à instituição financeira que a dívida será quitada, assim como, garante a você taxas mais baratas.

Isso porque, no crédito consignado, quem pega o dinheiro tem as parcelas do pagamento da dívida descontadas todos os meses, até o prazo final, do seu salário ou do benefício recebido pelo INSS. Por isso, é necessário estar dentro de uma das condições abaixo para poder fazer um empréstimo consignado.

Quem pode fazer um empréstimo consignado

O empréstimo consignado só pode ser contratado por pessoas que se enquadram em uma das seguintes opções:

  • Trabalhador com carteira assinada;

  • Aposentado ou pensionista do INSS;

  • Funcionário público federal, estadual e municipal;

  • Militar das Forças Armadas.

 

Em todos os casos é necessário que exista um convênio entre quem paga o benefício ou salário para você e o banco. Isso significa que, nem todos os funcionários de carteira assinada tem direito a fazer um empréstimo consignado. Para ter direito, a empresa em que você trabalha deve ter convênio firmado com alguma instituição financeira que ofereça o empréstimo consignado.

Se você é autônomo e não está em nenhuma das condições acima, não conseguirá fazer um empréstimo consignado. Nesse caso você terá de recorrer a um empréstimo pessoal ou outros tipos de empréstimo – que custam mais caro.

 

Relação de documentos para fazer um empréstimo consignado

No geral os bancos e financeiras solicitam os seguintes documentos para você fazer um empréstimo consignado:

  • RG;

  • CPF;

  • Comprovante de endereço (como uma conta de luz, água ou telefone);

  • Extrato do seu salário, holerite, pagamento de pensão ou de benefício do INSS.

Como fazer um empréstimo consignado

 

Empréstimo consignado para quem é trabalhador registrado em carteira

No caso de quem trabalha com carteira assinada, o empréstimo consignado só poderá ser feito se a empresa tiver convênio com o banco onde é feito o pagamento. Por isso, pergunte no setor de recursos humanos se a empresa tem convênio com bancos que oferecem o empréstimo consignado ou entre em contato direto com o banco no qual você recebe o pagamento. Se houver o convênio, você pode pedir o crédito. Mas antes de fechar o negócio, preste atenção nas parcelas e na taxa de juros cobrada.

 

Empréstimo consignado para quem é servidor público

Se você é funcionário público a situação é bem semelhante ao funcionário de carteira assinada. É preciso verificar em qual banco existe convênio para empréstimo consignado. Mas há uma diferença: é possível que o governo federal, estadual, municipal ou órgão no qual você trabalha possua convênio com mais de um banco. Assim você consegue comparar as taxas e condições e escolher o que for melhor para você. Além disso, você pode procurar tanto um banco quanto um correspondente bancário que trabalhe com o empréstimo consignado.

 

Empréstimo consignado para quem é aposentado ou pensionista do INSS

 

Já para aposentados e pensionistas do INSS há uma vantagem: diversos bancos possuem convênio com o INSS. Isso facilita bem a comparação do crédito e das taxas de juros cobradas. Também é possível procurar tanto um banco quanto um correspondente bancário que trabalhe com o empréstimo consignado.

 


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos