Como fazer empréstimo em banco

Como fazer empréstimo em banco

Publicado em 19/05/2019 às 14:44


O processo de pedir dinheiro é geralmente bem direto e simples, mas como na maioria das coisas, os detalhes são importantes. Empresários ou pessoas físicas devem aprender como fazer um empréstimo, no entanto, para obter os melhores benefícios e correr os menores riscos possíveis. Afinal, o banco estará confiando que o dinheiro emprestado será reembolsado. E para ganhar essa confiança, eles precisam entender várias coisas em um nível básico.

Como fazer empréstimo no banco:

Em primeiro lugar, você deve explicar a si mesmo e ao banco qual o propósito desse empréstimo. Para uma empresa, por exemplo, pode significar fazer uma análise dos concorrentes e deixar claro como esse empréstimo vai ajudar a alavancar a companhia contra a concorrência. Em outro exemplo para pessoas físicas, pode ser que o empréstimo sirva para terminar de pagar uma obra emergencial. O importante é ter claro o propósito, escrever em um papel e deixar claro para si mesmo onde irá ser aplicado o dinheiro desse empréstimo.

Pedir empréstimo no banco: saiba quanto dinheiro você precisa

É bom para fazer uma simples lista de itens e as quantidades de dinheiro associadas a eles. Itens possíveis em sua lista: equipamento para compra, um investimento de campanha de marketing, uma reforma, pagamento de contas atrasadas, consolidação de débito e capital de giro para suportar folha de pagamento e outras despesas. Certifique-se de anexar orçamentos, pois isso pode ajudar o banco a te orientar também para outras soluções que não sejam o empréstimo. Isso vale para empresas e pessoas físicas.

 

Em qual banco posso pedir um empréstimo pessoal?

Não é a situação ideal, mas, infelizmente, em alguns momentos da vida, pode ser necessário recorrer a um empréstimo pessoal. São diversas as formas de conseguir dinheiro emprestado, assim como é grande a oferta de bancos e instituições financeiras que podem emprestar o dinheiro. Apesar da aparente facilidade em conseguir um empréstimo pessoal, para reduzir o risco de se enrolar no futuro, é importante analisar as opções, dando preferência para as que cobram juros mais baixos, como o consignado ou penhor, assim como ver a taxa que é cobrada pelo banco e/ou instituição financeira. Veja os tipos de empréstimo que você pode conseguir e em quais bancos é possível pedir um empréstimo pessoal:

 

Principais modalidades de empréstimo pessoal

Empréstimo pessoal consignado

Nesta modalidade, as parcelas do empréstimo pessoal são descontadas diretamente na folha de pagamento de quem pegou o dinheiro emprestado. Entre suas vantagens, estão a taxa de juros cobrada, que é mais baixa quando comparada com outras modalidades de crédito. Além disso, como a parcela é descontada diretamente da folha de pagamento, não há o risco de esquecer de pagar o valor devido. No entanto, o empréstimo pessoal consignado não está disponível para todos: é preciso ser funcionário de órgão público, aposentado, pensionista ou trabalhar em alguma empresa que ofereça esta opção para seus colaboradores.

Empréstimo pessoal com penhor

Quem precisa de crédito rápido ou está com o nome sujo na praça e tem um bem de valor, como uma joia, pode optar pelo penhor. Esta modalidade não exige análise de crédito nem a presença de avalista, no entanto, é importante ficar atento ao custo do penhor que, como em qualquer modalidade de empréstimo, têm embutido juros e tarifas.

Empréstimo pessoal com cheque especial

Pegar dinheiro emprestado por meio do cheque especial só tem como a vantagem a facilidade, já que o dinheiro está disponível na conta corrente. No entanto, recorrer a esta modalidade pode ser uma armadilha: os juros cobrados estão entre os maiores do mercado. Além disso, é comum que as pessoas se acostumem a usar o dinheiro do cheque especial como parte do salário o que, mesmo a curto prazo, pode ter consequências catastróficas, devido às altas taxas cobradas.

Empréstimo pessoal com rotativo do cartão de crédito

É possível, ainda, conseguir um empréstimo pessoal por meio de saque pelo cartão de crédito. Assim como no caso do cheque especial, a única vantagem é a facilidade. A quantia pode ser sacada de qualquer caixa eletrônico. No entanto, os juros são altíssimos, o que não faz com que usar o rotativo do cartão não seja um bom negócio.

Empréstimo pessoal com bancos e instituições financeiras

Além das modalidades acima, é possível pedir empréstimo pessoal diretamente com o banco ou instituição financeira. Em alguns casos, no entanto, esta modalidade é restrita a correntistas e há análise de crédito.

Em que bancos posso pedir empréstimo pessoal?

São diversos os bancos e instituições financeiras que oferecem empréstimo pessoal. Praticamente todos os grandes bancos, como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica e instituições financeiras como Losango entre outros


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos