Como fazer empréstimo fgts

Como fazer empréstimo fgts

Publicado em 26/05/2019 às 23:14


Fazer empréstimo FGTS

Como o FGTS pode ser utilizado?


Como o FGTS não é descontado do salário, sendo, portanto, uma obrigação do empregador, os empregados podem contar com este recurso financeiro adicional.

Por esse motivo, esse benefício se tornou uma das fontes de financiamento habitacional mais utilizadas. Especialmente para liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações do financiamento.

No entanto, embora seja mais comum o uso em financiamentos de imóveis, o FGTS também pode ser utilizado para:

Compra de terrenos;
Uso em consórcio;
Compra de bens como veículos;
Contratação de empréstimo consignado.
Ao fechar qualquer negócio, é importante avaliar a necessidade de vinculação da compra com o saldo direto na própria conta.

Do contrário o titular também pode realizar o saque do valor integral ou parcial do saldo do FGTS ativo ou inativo, desde que obedeça algumas regras.


Regras para fazer Empréstimo Consignado com garantia do FGTS


O uso do FGTS como garantia do pagamento do empréstimo consignado privado ainda não havia sido implementado. 

Agora, um novo sistema divulgado recentemente pelo Ministério do Planejamento, deve facilitar a vida do trabalhador que deseja contratar empréstimo do FGTS como garantia.

Na prática, a Caixa Econômica Federal deve criar uma conta adicional vinculada a conta original do FGTS, para uso nestes casos.

Essa conta terá 10% do fundo (saldo original) mais os 40% da multa rescisória que é de obrigação da empresa em caso de eventual demissão sem justa causa. O valor total servirá exclusivamente para garantir o pagamento do empréstimo.

Como o crédito consignado é descontado direto da folha de pagamento, em caso de perda do vínculo trabalhista o titular do empréstimo passa a assumir a dívida diretamente.

Por se tratar de uma linha de crédito pessoal que apresenta menor risco na operação, os juros cobrados são menores se comparado a outras linhas. A diferença pode chegar a mais de 15% ao mês, em alguns casos.

O volume de consignados para funcionários do setor privado era de R$ 19,2 bilhões em julho. Esse valor representa menos de 6% do total de empréstimos consignados no país, que somavam R$ 325,8 bilhões, de acordo com o Banco Central. 

Agora, a expectativa é que a oferta desse tipo de crédito aumente com a participação de outros bancos. Outra grande aposta é que a movimentação de dinheiro ajude a aquecer novamente a Economia.

Bancos que devem oferecer empréstimos  FGTS


Com a notícia da mudança das regras, alguns bancos já divulgaram também que deverão passar a oferecer crédito consignado com garantia do FGTS. Entre eles estão:

Empréstimo Consignado FGTS – Caixa Econômica Federal
A caixa anunciou que iniciará a concessão de crédito consignado privado, atendendo às novas regras do uso do FGTS ainda neste mês.

Segundo o banco:

O crédito estará disponível para os 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Empréstimo Consignado FGTS – Banco do Brasil
O Banco do Brasil é outra instituição que já está avaliando essa possibilidade. O banco está avaliando as regras e ajustes operacionais necessários para iniciar os processos.

O crédito consignado não será novidade dentro dos serviços oferecidos, já que o banco oferece hoje consignado privado por meio de empresas conveniadas.

A grande notícia talvez esteja associada à redução das taxas de juros, que hoje, gira em torno de 2,30% para este grupo.

Empréstimo Consignado FGTS – Banco Bradesco
Conhecido por oferecer taxas competitivas, o Banco Bradesco também deve se adaptar para atender às novas exigências operacionais do novo sistema.

A instituição não revelou, mas deve passar a atuar com mais ênfase nessa frente. Portanto, em breve já será possível simular o empréstimo com uso do FGTS.


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos