Como fazer empréstimo na caixa federal

Como fazer empréstimo na caixa federal

Publicado em 20/07/2019 às 18:08


Veja todos os detalhes que você precisa saber sobre o empréstimo da Caixa Econômica Federal (CEF).

 

O empréstimo pessoal é uma alternativa bastante procurada por quem precisa de dinheiro com urgência. A Caixa Econômica Federal está entre os maiores bancos do país que têm este tipo de crédito, e vale a pena conhecer as condições para pegar esse dinheiro.

Quando você for a uma agência da Caixa, talvez a atendente mostra mais de um empréstimo pessoal (eles têm cinco tipos de crédito dentro desta classificação). Mas aqui você vai conhecer a melhor opção de empréstimo pessoal da Caixa segundo nossa avaliação, que é o Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado.

Como fazer o empréstimo da Caixa

O Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado é um empréstimo feito para quem tem conta corrente na Caixa. Para ser aprovado, você precisa dar uma garantia, que pode ser algum parente se apresentar como responsável pela dívida caso você deixe de pagar as parcelas. A Caixa também aprova esse empréstimo se você tiver algum dinheiro aplicado. Se essa for a sua situação é melhor pegar o dinheiro da aplicação porque ela rende menos do que você vai pagar pelo empréstimo.

Além disso, o banco faz uma análise de crédito para checar se você está com o nome sujo e se tem condições financeiras de pagar outra parcela por mês. Após a avaliação e a apresentação de uma garantia, você estará próximo de conseguir o crédito pessoal.

 

Caso o empréstimo seja aprovado, saiba que você tem um prazo de até 48 meses (quatro anos) para pagar, dependendo do valor do empréstimo que pegou. As parcelas têm uma taxa de juros chamada de pré-fixada e isso significa que a parcela não vai aumentar nem diminuir durante o pagamento da dívida – ela será sempre a mesma desde o começo.

Vale saber que você também deverá pagar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) quando assinar o contrato. Ou seja, é um gasto a mais.

Por ser um empréstimo pessoal, as taxas de juros costumam ser mais altas do que outros empréstimos. Então, procure este crédito apenas para cobrir uma emergência ou quando você já tentou resolver seu problema financeiro de outras formas, mas não conseguiu.

 

Para fazer um empréstimo na Caixa é necessário que você já tenha conta corrente no próprio banco.

Empréstimo pessoal para quem é correntista da Caixa

Para quem já é correntista é possível pegar um empréstimo pessoal no internet banking ou no caixa eletrônico. Para isso o banco deve ter liberado um limite pré-aprovado.

Caso o valor pré aprovado não seja suficiente ou as condições do empréstimo não sejam boas, procure o gerente da sua agência ou fale na central de atendimento do banco. Para adiantar leve documentos que comprovem sua renda dos últimos três meses e também uma cópia da sua última declaração de imposto de renda da pessoa física com o recibo de entrega (caso você tenha declarado imposto de renda).

Empréstimo pessoal para quem não tem conta corrente na Caixa

Se você ainda não é correntista precisará abrir uma conta. Para isso você precisa ir até uma agência com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de renda atualizado, comprovante de renda dos últimos três meses  uma cópia da sua última declaração de imposto de renda da pessoa física com o recibo de entrega (caso você tenha declarado imposto de renda). Mas, mesmo assim, pode ser que você abra a conta corrente e não tenha seu crédito aprovado.

Empréstimo para negativado na Caixa: é possível?

Dificilmente os grandes bancos aprovam empréstimos para quem tem nome sujo e está negativado. De toda forma, se você já tem conta na Caixa, veja se existe algum empréstimo pré-aprovado (ver explicação acima). Mas se ainda não tem conta na Caixa, dificilmente conseguirá abri-la com nome sujo.

Os outros empréstimos pessoais da Caixa

Além do Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado, a Caixa tem outros quatro empréstimos que ela classifica dentro de crédito pessoal. Veja!

  • Crédito pessoal único pré-fixado: Aqui você paga o dinheiro de uma vez só após 60 dias. Ele só será uma boa opção quando você souber que vai receber um dinheiro para quitar essa dívida, como o 13° salário ou o pagamento de férias.

  • Crédito pessoal mensal pós-fixado: Ele tem regras parecidas com o empréstimo pessoal que explicamos no começo, mas a diferença principal é a taxa de juros. Aqui a taxa é pós-fixada, e isso significa que você não consegue saber se a parcela vai aumentar um pouco todo mês. Por isso, evite este crédito e prefira o Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado.

  • Crédito salário mensal pré-fixado: Válido apenas para quem tem conta-salário na Caixa, este é um tipo de empréstimo consignado porque depende de um convênio entre a empresa onde você trabalha e o banco. Aqui as taxas de juros também são fixas, ou seja, as parcelas da dívida serão as mesmas durante o pagamento.

  • Crédito salário mensal pós-fixado: Funciona da mesma forma que o crédito anterior, mas aqui as parcelas podem mudar de valor a cada mês.

 

 

 


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos