Como fazer empréstimo pelo mercado livre

Como fazer empréstimo pelo mercado livre

Publicado em 22/09/2019 às 16:42


Fazer um Empréstimo do Mercado Pago?

Para quem precisa de um dinheiro a mais de forma fácil, o empréstimo do Mercado Pago pode ser a solução adequada. Muitas vezes aparecem no mercado de créditos soluções oferecidas como sendo as melhores. Porém, nem sempre é fácil ter acesso a elas.

A proposta de empréstimo através de Mercado Livre é inovadora e já foi implementada com sucesso em outros países como Argentina e México. Foi muito bem recebida já que promove o acesso ao crédito entre muita gente que normalmente não consegue. Os destinatários são os usuários do Mercado Livre. Em princípio, o público-alvo são os vendedores. E mais para a frente, também os compradores do site.

 

Como Funciona?

 

  Mercado Pago disponibiliza linhas de empréstimos para os vendedores, tendo como principal objetivo ajudá-los em suas finanças. Dar-lhes uma alternativa de financiamento àqueles que têm como principal fonte de renda as vendas online no site de Mercado Livre e através de Mercado Pago. Grande parte desses clientes que utilizam o site a diário como trabalho expressou que tem necessidades de parcelamento para poder expandir seu negócio por meio de investimentos. O sistema financeiro é exigente e complicado, negando-lhes esta oportunidade à grande maioria deles. Segundo as pesquisas, somente uma pequena parcela de clientes respondeu que pode conseguir empréstimos no sistema financeiro tradicional, isto é, nos bancos ou inclusive nas financeiras.

  A empresa bolou para isso um sistema de crédito bem prático. O histórico de volume de vendas ao mês dos usuários é usado como comprovante de pagamento da dívida. Isto é, as vendas que o usuário faz mensalmente pelo site são suficientes para Mercado Livre aprovar um crédito. É o chamado big data, um grande arquivo de dados que contém informação bem detalhado sobre todas as vendas passados do cliente, o aumentas das mesmas, e também o relacionamento com os clientes e a resolução de possíveis conflitos ou problemas pontuais. Tudo isso seria o equivalente à famosa análise de crédito dos bancos.

 

Quais São as Linhas de Crédito?

 

  As linhas de crédito oferecidas são duas: empréstimo pessoal e capital de giro. O empréstimo pessoal é aquele que o cliente pode utilizar livremente. O dinheiro é liberado nas vias que o cliente normalmente já utiliza para receber os pagamentos de suas transações feitas, e assim ele pode usar para pagar contas ou para realizar qualquer outro projeto pessoal. O outro crédito oferecido é o capital de giro, isto é, aquele que as empresas usam para obter seu lucro, sua movimentação de caixa. Neste caso, refere-se aos bens que podem ser vendidos pelos usuários na Internet. Os usuários podem ter uma determinada mercancia antecipada para desenvolver seu negócio.

 

Por Que Razões Mercado Livre Tem Esta Iniciativa?

 

  O intuito de Mercado Livre é buscar um novo mercado de clientes que possam ter dinheiro emprestado, dando-lhes um produto singelo e bem prático. Quais são as diferenças deste crédito de mercado livre perante outros produtos do mercado? Ou formulando a pergunta de outro modo: quais são os obstáculos que normalmente aparecem no mercado creditício e que Mercado Livre pretende superar? Conseguimos constatar os seguintes:

 

1) Conta Corrente em Bancos

 

  Uma das exigências mais comuns que as instituições bancárias têm ao aprovar um crédito é que o solicitante deve ser cliente. Isto implica que ele possua uma conta corrente no banco. Porém, segundo as pesquisas, a menor parte das pessoas no Brasil possui uma conta corrente. Isso se deve a todos os requisitos que normalmente implica abrir uma conta deste tipo. A maioria dos trabalhadores tem conta para receber salário ou conta poupança, mas conta corrente é um pouco mais difícil para o público em geral. Para isso a Mercado Livre libera o dinheiro pelos canais que normalmente são usados para fazer o pagamento.

 

 2) Altos juros

 

  A taxa juros é calculada conforme o risco que o cliente apresenta ao banco ou à financeira de não poder pagar sua dívida. Os empréstimos pessoais oferecidos por financeiras e por certos bancos podem dar juros bem altos se o cliente não tiver um histórico de créditos realmente bom. Com o Mercado Livre, os juros são bem baixos, pois utiliza-se o histórico de vendas do cliente, extraído da big data, como foi mencionado mais acima.

 

 3) Muitos Requisitos, pouca Praticidade

 

  A contratação de empréstimos de forma rápida nem sempre é tão simples. Exige vários requisitos, documentação pessoal como o RG, o CPF, comprovante de renda, entre outras várias coisas que os bancos às vezes não mencionam em suas publicidades. Alguns empréstimos, como o consignado, podem parecer atrativos devido às suas baixas taxas de juros, porém não podem ser contratados por qualquer um. Exigem uma série de requisitos: ser trabalhador empregado, ter uma margem consignável para fazer o desconto das parcelas, e várias coisas mais. Algo parecido acontece com outro empréstimo de taxas de juros baixas como é o empréstimo com garantia de imóvel. O interessado deve apresentar uma porção de documentos, tanto pessoais quanto do imóvel, e depois ir ao banco e assinar. Só depois disso é que o dinheiro é efetivamente liberado.

  Já com o Mercado Livre, não é necessário apresentar documentos nem sequer ir a alguma loja para assinar documentos. Tudo é feito online de forma prática. É o fluxo de caixa o principal comprovante e a via para poder obter a aprovação do crédito.

 


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos