Como fazer um empréstimo seguro pela internet

Como fazer um empréstimo seguro pela internet

Publicado em 25/05/2019 às 15:16


Dicas para fazer um empréstimo online seguro

O uso mais frequente de tecnologias em nosso dia a dia aumentou a necessidade por rapidez nos procedimentos, principalmente os relacionados a serviços. Antes, só era possível conseguir um empréstimo pessoal se o cliente dependesse de horas do seu dia para ir a uma agência bancária solicitar o crédito, o que muitas vezes desestimulava a prática. Agora, o empréstimo pessoal online veio dinamizar esse serviço e tem se tornado bastante comum entre os brasileiros, isso graças a agilidade e menos burocracia para conseguir o crédito.

Tal prática começou a ser aplicada nos Estados Unidos e vem ganhando o nosso país aos poucos. A cada dia, podemos observar novos sites de empréstimo pessoal online surgindo, o que reforça que essa tendência vem tomando corpo entre os brasileiros. Alguns desses sites são ligados a bancos, além dos independentes que solicitam o empréstimo a um banco parceiro.

Porém, por ser uma transação financeira que é realizada pela internet, ainda existem muitas dúvidas sobre a idoneidade e segurança do dinheiro e dados aplicados nesse ambiente. Por isso, separamos 9 dicas de como fazer um empréstimo online, de maneira segura. Confira!



Solicite empréstimo online com segurança:


Confira a segurança do site


Antes de solicitar e contratar um crédito pessoal online, é preciso verificar se o site, mesmo aqueles pertencentes a bancos, contém certificado de segurança.

Tal detalhe pode ser observado no rodapé da página, além de ser possível saber através de alertas do próprio Google sobre a segurança da página.



Confira o domínio do site


Se o domínio do site for próprio, a terminação do mesmo será: .com ou .com.br, o que demonstra que o mesmo é mais confiável. Caso a terminação seja: webnode.com, as chances de ser uma roubada são grandes.



Confira os dados da empresa


Principalmente em relação aos sites de empréstimo pessoal online independentes, é importante pesquisar o histórico e os dados, como, por exemplo, a situação cadastral do CNPJ da empresa.

Para isso, basta pegar o CNPJ da mesma, que geralmente está inserido no rodapé do site e pesquisar sua situação no site da Receita Federal.

Caso ele não esteja 100% de acordo, tente saber o motivo, o que já demonstra certa dúvida sobre a empresa. Verifique também se o CNPJ é o mesmo do domínio www, já que muitas golpistas se utilizam de nomes fantasia para realizar transações fraudulentas.


Pesquise a reputação da empresa


Procure o nome da empresa no site Reclame Aqui. Nele, é possível ver depoimentos de pessoas que passaram por situações negativas com a empresa, evitando que você caia no mesmo problema. Outra forma é pesquisar se a empresa de fato existe, procurando nas redes sociais ou artigos de blogs, por exemplo.



Não pague valores adiantados ou desnecessários


Caso a empresa solicite um valor adiantado, para que o crédito seja cedido, isso caracteriza um golpe. Todos os pagamentos devem ser feitos após a contratação do empréstimo liberado.



Confirme as parcerias


Paras as empresas online independentes, que necessitam ter um banco parceiro para realizar o empréstimo, é preciso verificar junto a esses bancos se elas são mesmo suas representantes. Isso, por sua vez, pode indicar uma falsa informação e fraude no sistema, evitando que você caia em um golpe.



Tenha acesso ao contrato


O contrato do empréstimo deve ser fornecido pela empresa e deve ser lido pelo contratante com bastante atenção. Confira se todas as condições oferecidas e se os valores das parcelas estão certos, a fim de que não passe nenhuma cláusula errônea em branco,após a assinatura o contrato.

Análise o valor da parcela


Caso a mesma seja superior a 30% da renda do contratante, essa condição pode ser um ato de má fé da empresa. Tal porcentagem não é recomendada, uma vez que um empréstimo não pode prejudicar a renda familiar.


Peça o CET – Custo Efetivo Total


Esse é o cálculo total do empréstimo solicitado, somando os valores acordados, os juros e os encargos, e deve ser apresentado com clareza ao contratante. Além disso, o CET mínimo do ano também deve ser informado antes do empréstimo ser fechado.

Além disso, é possível pesquisar online o CET – Custo Efetivo Total de cada operadora, não sendo necessário ir de banco em banco para descobrir qual é a melhor oferta de juros. Com isso, economiza-se ao escolher a melhor taxa. 

Transparência


Outra facilidade é que todas as informações referentes ao empréstimo e suas condições estão disponíveis antes de contratá-lo, além de estar disponível uma central de atendimento para possíveis dúvidas, o que facilita ainda mais na tomada de decisão sobre o melhor empréstimo.

Empréstimo para negativados


Muitas empresas independentes oferecem a modalidade de empréstimo pessoal online para pessoas negativadas, o que é uma vantagem em comparação com empréstimos diretos de bancos, que geralmente não aprovam o crédito devido a essa condição.


 


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos