Como funciona carta de crédito

Como funciona carta de crédito

Publicado em 19/05/2019 às 14:48


Você sabe o que é uma Carta de Crédito? e como ela funciona?

Saiba aqui!


Sempre teve dúvidas sobre essa modalidade? Leia o post a seguir que foi criado com a intenção de sanar toda e qualquer pergunta acerca desse assunto.



Entenda o que uma carta de crédito


Carta de crédito é uma espécie de promessa de pagamento que são emitidas por bancos, na maioria das vezes, como forma de garantir aos vendedores e, em alguns casos, os compradores, de que eles vão receber o seu pagamento, desde que eles cumpram o que concordaram, inicialmente, em fazer.

Quando for adquirir algum  imóvel, o consórcio é uma maneira simples e eficaz para a realização de um grande sonho. Dessa maneira, o consorciado paga parcelas mensais, de acordo com regras previamente estabelecidas, participando de assembleias, com a possibilidade de ser sorteado para receber uma carta de crédito antes mesmo do prazo final estipulado para que a dívida seja quitada.


No Brasil, essa modalidade é bastante utilizada na contemplação em consórcios, em que, ao invés de automóvel ou de imóvel, o cliente recebe uma carta de crédito no valor do bem, para que possa escolher a compra com as especificações firmadas. Além disso, muitas pessoas negociam ou vendem essas cartas de crédito paralelamente.



Entendendo os termos e as partes envolvidas na carta de crédito

  • Requerente: é o comprador em uma determinada transação;

  • Beneficiário: é o vendedor ou o destinatário dos recursos;

  • Banco emissor: é aquele banco que promete pagar a carta;

  • Banco assessor: é o banco que ajuda o beneficiário a utilizar a linha de crédito;

  • Irrevogável: a carta de crédito não pode ser revogada ou cancelada sem o consentimento prévio de todas as partes envolvidas.


De onde vem o dinheiro por trás de uma carta de crédito?


É importante ressaltar que qualquer banco só vai emitir uma carta de crédito quando tiver certeza de que o comprador vai pagar. Sendo assim, alguns compradores tem que depositar dinheiro que seja o suficiente para cobrir a carta de crédito ou, em alguns casos, usam uma linha de crédito especial com o banco. Naturalmente, esse quadro é o de um empréstimo que será gerado para o comprador.



Vantagens do uso da carta de crédito


Garantia de segurança, uma vez que a carta de crédito só pode ser utilizada pelo seu solicitante. Além disso, a ausência de pagamento de taxas e impostos é bastante interessante, pois o dinheiro nela contido não entra diretamente na conta de quem a solicitou, garantindo poder de compra. Ademais, ela facilita o poder de negociação, em virtude da sua semelhança com o pagamento à vista ou no débito. Dessa maneira, é possível adquirir descontos ou outras facilidades antes da decisão de realmente se fechar um negócio.



Em que eu posso utilizar a carta de crédito?

  • Compra de bens;

  • Resgate de investimentos;

  • Quitação de financiamentos;

  • Compensação de valores;


Precisando de Conta Corrente?

Quero encontrar minha conta ideal!

Em destaque em Contas Correntes