Como funciona consorcio veiculo

Como funciona consorcio veiculo

Publicado em 22/09/2019 às 16:42


11 dicas para escolher o melhor consórcio de carros


Quanto você decide gastar por mês e o valor do veículo que deseja comprar, tem muito a ver com o tipo de consórcio que vocÊ deverá fazer. Mas, aqui vamos te ajudar a escolher o consórcio de carros ideal, então continue com a gente e confira as 11 dicas que preparamos pra você.

Boa leitura e vamos la!

Dica 1: Estabeleça metas

Antes de escolher o consórcio ideal estabeleça metas de quanto quer pagar por mês, do prazo que pode esperar (caso não seja sorteado) e o valor do veículo que quer comprar. Empresas de consórcios oferecem diversos planos, saiba qual melhor se adequa às suas necessidades.


Dica 2: Pesquisa sobre a empresa

Empresas de consórcios existem aos montes. Mas todo mundo sabe de alguma história em que o cliente teve problemas durante o processo.

Por isso, antes de optar por um plano e uma empresa, pesquise a sua idoneidade.

Dica 3: Leia o contrato

Não excite em ler e reler o contrato, caso já tenha optado por uma empresa de consórcio e por um plano. Leia atentamente todas as cláusulas e não feche negócio se não concordar com alguma delas.

Dica4: Atenção às promessas

Vendedores de consórcios podem fazer muitas promessas para ganhar o cliente. Mas mesmo assim, analise o contrato e comunique a empresa caso o vendedor ofereça a você algo que não estão nas cláusulas.

Dica 5: Veículo

Atente-se se o veículo que você vai poder comprar ao ser contemplado é de livre escolha – incluindo semi-novos.

Isso porque existem planos de contratos que restringe que o contemplado adquira um veículo de determinada marca. Se você quer liberdade de escolha, não feche planos com empresas que trabalham com essa condição.

Dica 6: Formas de contemplação

Verifique quantos sorteios o consórcio realiza ao mês, geralmente é apenas um.

Dica 7: Lances

Veja se a empresa aceita lances para antecipar a contemplação. Nesse caso, se você der um lance e for aceito o valor que deu entra como pagamento das parcelas seguintes do plano de consórcio.

Dica 8: Acompanhe os sorteios

Obviamente se você for sorteado em um consórcio você será avisado. Mas nunca é demais acompanhar esses sorteios. Inclusive é possível acompanhar pessoalmente o consórcio. Veja se a empresa oferece essas opções.

Dica 9: Empresas autorizadas

Vale lembrar que as empresas que comercializam consórcios devem estar regulamentadas pelo Banco Central do Brasil – órgão que administração a prestação de serviços desses grupos.

Portanto, confira se a empresa está autorizada a fechar negócios – para não ter problemas eventuais futuros.

Dica 10: Patrimônio de afetação

Certifique-se de que o patrimônio da administradora está separado do patrimônio formado através do consórcio – isso evita prejuízos em casos de falência e você pode ter seu dinheiro investido de volta.

Não são raros os casos que as empresas de consórcio vão a falência e os associados têm de entrar na justiça para recuperar o dinheiro pago – o que gera trabalho e muitos transtornos.

Dica 11: Assembleias gerais

OK, pode parecer uma coisa chata, mas saiba se a empresa oferece esse tipo de reunião. Durante o evento é possível saber como andam os sorteios, o dinheiro que existe em caixa e outras informações importantes – já que você está pagando mensalidades.


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos