Como não pagar anuidade de cartão de crédito

Como não pagar anuidade de cartão de crédito

Publicado em 20/05/2019 às 16:47


Anuidades pesam no bolso

A anuidade do cartão de crédito é um custo que pode passar despercebido para muitos, porém, se colocado na ponta do lápis, é possível notar seu impacto nas finanças pessoais.

Os bancos e as operadoras de cartão de crédito praticam a chamada “anuidade” como uma tarifa pela utilização geral do serviço dos cartões de crédito.

É uma tarifa anual, que pode ser cobrada integralmente, em um pagamento único, ou dividida em até 12 vezes. O pagamento é automaticamente embutido na fatura do cartão e, na grande maioria dos casos, a cobrança é praticada mesmo quando não há uso do cartão.

As tarifas de anuidade dos cartões de crédito variam de cartão para cartão, de banco para banco e dependem do tipo de cartão que o cliente escolheu.

Cartões com exigências de renda mínima mensal maior, como os famosos “Black” e “Platinum”, costumam ter anuidades próximas ou superiores a R$ 1.000.

Em contrapartida, estes cartões oferecem vantagens e planos mais vantajosos de conversão dos gastos em milhas.

Existem ainda os cartões mais populares, como os oferecidos por companhias aéreas, que apesar de não terem um limite de renda mínimo tão alto, praticam anuidades caras. Porém, eles oferecem muitas vantagens na conversão dos gastos em milhas aéreas.

O fato é que, na maioria dos casos, a anuidade do cartão de crédito é um gasto que não terá muito retorno ao cliente, já que são poucos os que conseguem ter acesso às opções citadas acima.

Por isso, vamos te dar algumas dicas sobre como não pagar anuidade no seu cartão de crédito, para que você possa negociar e economizar esta tarifa.

 

Negocie com o banco

Para obter isenção da anuidade do cartão de crédito, uma boa opção é negociar com o banco.

Geralmente, os maiores ganhos dos bancos com cartões de crédito estão na própria utilização: quanto mais um usuário utilizar o cartão, melhor e mais lucrativo será para o banco.

Desta forma, procure diretamente o seu gerente e informe que, por conta de utilizar o cartão com frequência, o custo da anuidade pesa, tanto no seu bolso quanto no limite disponível para gastos com o cartão. A chance de obter a isenção da anuidade com este tipo de argumento será alta.

Se você tiver um bom relacionamento com o banco, é provável que vejam com bons olhos a sua solicitação e até lhe ofereçam opções superiores de cartões de crédito.

 

Escolher cartões com melhores benefícios 

Caso não seja possível negociar uma isenção propriamente dita, é possível tentar compensar os gastos com a anuidade a partir dos programas de recompensa dos cartões de crédito.

Uma forma inteligente de adotar esta estratégia é ganhar ao máximo a partir dos gastos realizados com o cartão, seja com milhas aéreas, descontos ou benefícios.

Portanto, ao escolher um cartão, compare a relação de custo e benefício, comparando o valor da anuidade com os benefícios que você terá com o uso do cartão de crédito.

Se a relação for favorável aos benefícios recebidos, então a anuidade não será um dinheiro “jogado fora”, mas uma taxa por um serviço que valerá a pena.

 

 

Confira nossa seleção dos melhores cartões com todas as informações com o comparador da triunfei.com.


Precisando de Cartão de Crédito?

Quero encontrar meu cartão ideal!

Em destaque em Cartões