Como saber se recebo um bom salário

Como saber se recebo um bom salário

Publicado em 19/03/2019 às 02:02


Como saber se estou recebendo um bom salário?


Em um mundo ideal, você gosta do seu trabalho e tem prazer no que faz?

Isso é de fato o que importa, mas vamos ser honestos: ninguém levanta da cama para trabalhar simplesmente pela emoção de um dia de trabalho. Você também está fazendo isso pelo seu cheque de pagamento. E ter um bom salário é uma questão importante para a maioria das pessoas, até mesmo mais importante que a satisfação com o emprego.

Por isso, é importante perguntar: o salário que eu ganho é suficiente para me compensar pela minha rotina de trabalho diária? Eu tenho de fato um bom salário. Para encontrar a resposta para essas perguntas vale a pena avaliar, periodicamente, como o seu salário aumenta e como os gastos gerais aumenta, é isso que determina se você tem ou não um bom salário.

Afinal de contas, o bom salário funciona como uma recompensa pelo tempo e esforço empregado, bem como pelo trabalho bem feito. Quer saber se o seu salário é compatível com seus esforços? Então presta atenção nas nossas dicas. Nós pesquisamos os fatores que importam na hora dessa avaliação e apresentamos aqui para você.



Faça uma boa pesquisa

Use sites de pesquisa de salários, existem diversas páginas que oferecem serviços de busca salário. Você deve procurar informações sobre a faixa de renda obtida por pessoas que trabalham no mesmo cargo que você ou no cargo que você está considerando alcançar. Na hora da pesquisa, lembre que as faixas salariais para um mesmo cargo variam por região, não adianta querer comparar o seu cargo num estado com o que se ganha em outro, afinal, o custo de vida é diferente.

Você deve ainda buscar informações que te forneçam uma noção do seu salário considerando que fatores como seu nível na organização e o tamanho da sua empresa podem afetar seu salário. Associações ou sindicatos profissionais também podem ser uma boa fonte de informações para realizar essas comparações.

Entre os bancos de dados online que você pode consultar destacamos o LoveMondaysEmpregos.com. br Salário BR, entre nos sites e faça sua pesquisa para entender se está na média, acima ou abaixo dela quando o assunto é salário.

Pense no valor dos diferentes aspectos

Algumas outras questões precisam ser levadas em consideração na hora de avaliar o seu salário, você deve, por exemplo, considerar sua faixa etária, seu nível de formação, horas trabalhadas, entre outros aspectos envolvidos na questão.

Tenha em mente que o salário não é a única compensação, o pacote de benefícios que você recebe também deve figurar na equação. Por isso, é importante considerar os benefícios que fazem parte do seu contrato de trabalho. Afinal de contas, eles podem fazer a diferença no fim do mês. Em algumas empresas as faixas salariais não são altas, mas são compensadas pela inclusão de benefícios como um excelente vale-refeição, plano de saúde de alta qualidade, abonos salariais, participação nos lucros, dentre outras coisas.

Em alguns casos, um pacote de benefícios generoso pode equilibrar um salário mais baixo, afinal de contas, os benefícios valem dinheiro.

Faça um teste colocando seu currículo em algum site de empregos

Além das pesquisas que já citamos, você também pode ir a campo. Para isso, basta atualizar o seu currículo e testá-lo no mercado de trabalho, essa é uma boa chance não só de ver como anda a procura pela sua posição, mas também pelo seu perfil profissional. Coloque a pretensão salarial no currículo e veja se esse valor pretendido vai despertar o interesse dos possíveis empregadores que buscam por novos funcionários.

Esse teste te dará uma visão do mercado no geral, você vai saber se a consideração de uma possibilidade de mudança de emprego é uma boa com base no andamento do mercado. A lei da oferta e demanda funciona muito bem, se existem muitos profissionais com seu perfil no mercado, os salários tendem a cair.

Pense a longo prazo

Não pense apenas no hoje, quando estamos tentando entender se o salários que ganhamos é bom, ou seja, se ele compensa nosso trabalho, devemos ainda considerar quais são nossos objetivos e perspectivas para o futuro. Algumas empresas têm péssimos salários iniciais, mas oferecem algo que pode ser mais importante à longo prazo: um plano de carreira.

Se o plano de carreira estabelecido pela empresa for algo viável para você, ou seja, se houver a real possibilidade de crescimento, então deixar o seu emprego atual por um que paga um pouco, pode ser um mau negócio no fim das contas. Quando um funcionário cresce dentro de uma empresa, isso traz benefícios financeiros e um caminho potencial para mais crescimento.

O que você precisa entender é que a estabilidade ou a possibilidade de uma carreira significativa pode compensar um salário mais baixo atualmente, se há espaço para crescer uma confiança na estabilidade do seu emprego, talvez ficar seja a melhor opção. Por isso, é importante que você pense em onde quer chegar à longo prazo em alguns casos, pode valer a pena ter um salário mais baixo para posicionar-se para sua próxima jogada de carreira.

O que fazer se meu trabalho estiver sendo reconhecido financeiramente?

Se ao fazer as pesquisas que indicamos você descobrir que você está fazendo recebendo do que vale, você tem várias opções. A primeira delas é pedir um aumento, mas lembra de avaliar o momento certo para fazer essa solicitação, não seja insensível ao mercado ou ao cenário da sua empresa nesse mercado. Considere também a possibilidade de se especializar, melhorar a sua formação de alguma forma, isso pode fazer com que você se torne mais valioso para a empresa.

A segunda opção é mudar de emprego. Se a sua pesquisa mostrar que existe demanda por profissionais como você no mercado, em empresas que pagam melhor, considere essa opção, mas não se esqueça de considerar os benefícios oferecidos e quais os seus objetivos para o futuro.

Você também pode, e deve, considerar se existem outras vantagens que compensam a sua permanência, mesmo com um salário mais baixo. Permanecer em uma posição com menor remuneração pode ser ideal para pessoas que estão focadas em outros benefícios, como flexibilidade de horários ou baixos níveis de estresse.


Precisando de Conta Corrente?

Quero encontrar minha conta ideal!

Em destaque em Contas Correntes