Compra carro alienado

Compra carro alienado

Publicado em 21/03/2019 às 05:44


Saiba aqui como você pode comprar um carro que está alienado?


Depois de pesquisar bastante e encontrar o veículo dos sonhos, você descobre que ele está alienado. Mesmo nessa situação, o carro pode ser comprado, apenas requer alguns cuidados.

Se você não sabe o que é um carro alienado, é bem fácil de explicar. Resumidamente, o carro está alienado quando ele está atrelado a um financiamento, ou seja, o vendedor que está lhe passando o carro comprou o veículo através de um financiamento e quer passar o carro a frente antes de terminar de pagar todas as parcelas do empréstimo.

Como comprar um carro alienado com segurança?

Existem duas formas seguras de comprar um carro alienado e não ter grandes problemas, confira quais:

Quitar o financiamento do veículo e depois comprá-lo

É possível negociar com o dono atual e em vez de pagar o resto das parcelas, usar o dinheiro da compra para quitar o restante dos veículos. Com isso, ele paga o restante das parcelas, conseguindo muitas vezes abater o valor, já que quitar antecipadamente um financiamento gera descontos. Depois, o banco passa a posse do carro para ele em definitivo e ele faz a transferência para o seu nome.

Transferir a dívida para o comprador

Quando um carro está alienado, a função do dono ao tentar vendê-lo é comunicar aos possíveis compradores sobre a situação do veículo. Se este encontrar alguém que aceite assumir as parcelas, os dois devem ir ao banco e verificar o valor das parcelas restantes e se a instituição financeira aceita a transferência de dívida. Geralmente, os bancos fazem uma análise de crédito para aprovar ou não a transferência para o nome do novo proprietário.

Cuidados ao comprar um carro alienado

Lembre-se que é preciso tomar alguns cuidados antes de comprar um carro alienado. Para evitar dor de cabeças futuras, busque seguir os trâmites legais e contratuais da transferência. Realize todo o processo necessário em cartório.

Agindo da maneira correta você evita que seu nome vá parar no SPC ou seja envolvido em alguma pendência criminal ou fiscal. Se optar pela transferência de dívida, busque saber do valor das parcelas restantes e se certifique com o banco se as parcelas anteriores foram todas pagar, para checar se não há nenhum atraso ou juros relativos ao período anterior a compra.

Um ponto importante para ressaltar é que o veículo alienado geralmente já teve outros donos, então é necessário checar o estado mecânico do carro, verificando a quilometragem do veículo, o histórico do carro para saber se ele já foi batido, sofreu sinistro ou coisas do gênero.

A documentação do carro deve ser analisada. Verifique se as informações estão todas corretas como cor, modelo, número de chassi e outros itens do veículo. Consulte também se o carro tem alguma pendência financeira no site do Detran da cidade onde ele está emplacado. E faça uma estimativa do custo mensal do veículo antes de comprar, para garantir que não haverá grandes prejuízos após a compra.


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos