Cuidados com fundos de investimentos

Cuidados com fundos de investimentos

Publicado em 21/05/2019 às 15:28


Que cuidados tomar com fundos de investimentos

Um fundo de investimento é uma alternativa para alguns pequenos poupadores que querem dedicar uma parte de seu dinheiro para perceber uma maior lucratividade. Por essa razão, não é estranho que o banco ofereça a contratação de um desses fundos a qualquer momento.

No entanto,antes de aceitar a oferta é necessário ter algumas características básicas dos fundos. Deve ser devidamente informado e buscar profissionais especialistas que possam esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

Abaixo você verá alguns cuidados que deve tomar com fundos de investimentos.

1.Em primeiro lugar, deve notar-se que estes não são produtos que são os mesmos que os depósitos a prazo. Uma tendência comum das entidades é oferecê-las como um produto como depósitos, mas a realidade é que elas têm diferenças substanciais que fazem acreditar que isso pode representar um problema futuramente.

2. Como em qualquer outro tipo de investimento, os fundos que oferecem maior rentabilidade sempre serão um risco maior. Dito isso, é importante esclarecer que qualquer fundo (assim como qualquer produto de poupança) tem riscos.

Se uma entidade quer nos vender um fundo conservador, como aqueles que investem em renda fixa, como livres de qualquer risco, o mais sensato é desconfiar

3. Podemos movimentar o dinheiro em fundo sem ter que nos preocupar com impostos, uma vez que os lucros só serão tributados quando o dinheiro investido for reembolsado. Esse recurso é muito vantajoso, pois permite que você invista em diferentes fundos, dependendo da sua rentabilidade a qualquer momento, sem problemas.

4. É claro, é preciso levar em conta que o dinheiro que é resgatado o faz a um preço chamado valor patrimonial líquido que é calculado a cada dia e, no momento do reembolso, pode ser uma perda de uma parte do capital (assim como um lucro). Ao reembolsar o dinheiro de um fundo, obteremos mais ou menos o primeiro investimento.

5.Os fundos de investimento têm muitos aspectos que os diferenciam de outros produtos de poupança e, no entanto, as entidades ainda os oferecem como intercambiáveis com qualquer um deles. Para evitar a contratação de um fundo que não atenda às nossas necessidades e perfil, é importante conhecer as características dos fundos em geral e a oferta que está disponível para nós em particular.

Com essas dicas simples, você pode ter em mente de como fazer na hora que resolver contratar um investimento.


Para conferir os investimentos de renda fixa e as retornos esperados para sua melhor escolha confira nosso comparador de planos ou confira nosso assistente abaixo.


Querendo investir seu dinheiro?

Quero encontrar meu invetimento ideal!

Em destaque em Investimentos