DOC ou TED: entenda as diferenças

DOC ou TED: entenda as diferenças

Publicado em 20/05/2019 às 16:45


DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TED (Transferência Eletrônica Disponível) são formas de transferências bancárias.

As regras são as mesmas, independentemente se você estiver transferindo dinheiro para conta de terceiro, outro banco ou até mesmo sua própria conta.

Para entender melhor o assunto, você deve saber o que é emitente e beneficiário, sendo o primeiro, a pessoa ou empresa que está enviando o dinheiro por transferência e o segundo, a pessoa ou empresa que está recebendo o dinheiro.

O que é DOC?

A sigla DOC significa Documento de Ordem de Crédito, sendo sua função transferir dinheiro de uma instituição bancária para outra instituição bancária.

O DOC possui um limite máximo de envio de R$ 4.999,99 por operação e poderá ser realizado no caixa da agência, na central de autoatendimento ou no internet banking.

O valor da transferência só será debitado na conta do emitente no dia da transação e só cairá na conta do beneficiário no próximo dia útil após o envio. Esse prazo existe devido à compensação do DOC.

O horário limite para envio, em dias úteis, é 21h59 (de Brasília).

Existem dois tipos de DOC, sendo eles:

DOC E: ideal para transações entre contas com titulares ou CPFs diferentes.

DOC D: destinado para operações entre contas de mesmo titular ou CPF.

O que é TED?

A sigla TED significa Transferência Eletrônica Disponível, uma operação criada pelo Banco Central do Brasil (BCB), em 2002.

Nessa forma de transferência bancária, os valores enviados caem na conta do destinatário no mesmo dia da operação, em um prazo máximo de 60 minutos.

É necessário informar alguns dados, como código da instituição bancária que receberá a quantia (Compe ou ISPB) e CPF/CNPJ do beneficiário.

Não há valor mínimo de transferência e o limite de horário para envio é até as 17h (de Brasília), apenas em dias úteis.

Assim como na categoria DOC, há dois tipos de TED, sendo tais:

TED E: entre contas de titulares diferentes

TED D: entre contas com o mesmo titular.

Há tarifas?

Os serviços de transferências de recursos por meio de DOC e TED estão sujeitos a cobrança de tarifas, que variam conforme a instituição financeira e o pacote de serviços contratados por cada cliente. Geralmente, as transferências feitas pelo internet banking ou caixa eletrônico têm tarifas mais baratas. Consulte seu banco!

É possível fazer o cancelamento do DOC ou TED?

Apesar de ser difícil errar na hora de fazer uma transferência, não deixa de ser impossível. Por isso, te damos algumas dicas para você saber como agir caso isso aconteça:

  • Percebeu na hora que errou a transferência? Entre em contato rapidamente com o seu gerente, ainda há tempo de fazer o cancelamento.

  • Percebeu no dia seguinte ou depois que errou a transferência? O banco não poderá fazer nada. O ideal é entrar em contato o mais rápido possível com a pessoa para que enviou o dinheiro e explicar o ocorrido.

  • Percebeu que errou a transferência, mas você havia agendado para uma data futura? Você mesmo poderá fazer o cancelamento através do caixa eletrônico.

  • O pagamento ou a transferência é urgente? Utilize o TED

     


    Escolher DOC ou TED?
    Após ler nosso artigo, ainda não sabe qual opção escolher na hora de fazer uma transferência? Siga os conselhos da Triunfei.com:
  • O valor é superior a R$5000? Utilize o TED

  • A transferência não precisa ser no mesmo dia ou será agendada para uma data futura? Utilize o DOC

Entre na Triunfei.com e desfrute das melhores opções financeiras para o seu bolso!

 


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos