Encerrar conta no Banco

Encerrar conta no Banco

Publicado em 23/03/2019 às 10:33


Decidiu que vai encerrar sua conta no banco?

Então confira aqui essas dicas!


Pensando em encerrar a sua conta bancária? Saiba quais os cuidados necessários para realizar o procedimento com sucesso.

A maioria dos bancos permite que seus clientes abram e fechem contas regularmente, sem problemas. No entanto, é preciso ter cuidado no encerramento das contas, pois muitos serviços de depósito e retirada são automatizados. Além disso, podem haver taxas ocultas ou adicionais que podem pegar o cliente de surpresa. Sendo assim, é interessante que você tome alguns cuidados para conseguir encerrar a sua conta com sucesso e evitar alguma dor de cabeça. Confira nossas dicas!

Saiba qual é o procedimento para encerrar uma conta

Para que seja possível encerrar a sua conta, é necessário que você não possua débito com o banco. Se, por exemplo, você usou o limite do cheque especial, é preciso realizar esse pagamento antes de solicitar o encerramento da conta.

Depois disso, é necessário formalizar a solicitação de encerramento de conta. Os bancos pedem para que os clientes façam o pedido por escrito, e é interessante que você peça uma cópia protocolada do pedido. O terceiro passo é devolver talões de cheque, cartões de crédito ou tokens que estejam com você.

Cuidados ao encerrar uma conta

Antes de seguir o procedimento indicado, confira nossas dicas para que o processo de encerramento da sua conta aconteça sem problemas.

Verifique o saldo na conta que deseja fechar

Você deve saber exatamente o quanto de dinheiro existe em sua conta antes de iniciar o processo de encerramento. Tire um extrato bancário da sua conta online. Caso você ache que possa ter pagamentos pendentes ou cheques ainda não compensados, espere até o final do seu ciclo de conta mensal para verificar o saldo. É importante que você salve este documento, ele irá te ajudar se alguma dúvida ou problema surgir mais tarde.

Não feche sua conta antes de criar uma nova

É indicado que você abra sua nova conta antes de fechar a antiga. Isso garante que você não perca nenhum depósito ou pagamento.

Mude os dados bancários para pagamentos

Se o seu salário é depositado diretamente na sua conta, forneça ao seu empregador as novas informações da sua conta. O mesmo serve para qualquer outro tipo de pagamento que é depositado automaticamente na sua conta, como, por exemplo, benefícios ou pagamentos do governo. Outro valor que pode ser pago pela sua conta é a restituição de imposto de renda. Nesse caso, é necessário que você entre em contato com o Banco do Brasil informando a nova conta.

Mude os dados bancários para débitos pré-autorizados

Se você paga as contas por débitos pré-autorizados, certifique-se de que todos esses serviços sejam cancelados na sua antiga conta e redirecionados para a nova. Isso é importante porque muitos bancos podem reabrir uma conta fechada se uma solicitação de pagamento entrar, e você provavelmente terá que pagar taxas de cheque especial se a sua conta estiver vazia.

Sugerimos que você revise os seus extratos bancários no último ano para determinar quais pagamentos automáticos são debitados da sua conta.

Monitore suas contas com cuidado

Certifique-se de que tudo foi trocado e que sua nova conta está funcionando sem problemas. Confirme também se os cheques que você escreveu em sua conta antiga foram todos cobrados.

Prontinho! Seguindo essas dicas você consegue cancelar a sua conta e organizar a sua vida financeira no novo banco sem problemas.


Precisando de Conta Corrente?

Quero encontrar minha conta ideal!

Em destaque em Contas Correntes