Financiamento FGTS

Financiamento FGTS

Publicado em 21/05/2019 às 15:26


Formulários da Caixa para Financiamento com FGTS


Para conceder crédito, as instituições financeiras buscam ter a certeza do objetivo do consumidor e suas condições de pagamento. Na Caixa Econômica Federal, o procedimento não é diferente: o banco solicita comprovantes diversos, avalia imóvel e só então libera os valores para o parcelamento do que o cliente busca.

Para o financiamento com FGTS, porém, as informações são pouco diferentes.

Descubra os dados e formulários para a opção, e para que aderi-la!

Para que usar o FGTS?

Todo trabalhador registrado em carteira, inclusive no período de experiência, tem direito ao depósito de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), feito pelo empregador. Os recursos deste fundo representam uma pequena porcentagem do salário mensal do empregado, e podem ser sacados após pelo menos três anos de contribuição.

Os valores podem ser retirados, por exemplo, após a rescisão de um contrato de trabalho; na aposentadoria; ou para arcar com alguma despesa relacionada a um desastre natural, quando por causa deste o Governo decreta estado de emergência ou calamidade pública.


Valores do FGTS podem ser utilizados no financiamento imobiliário da casa própria.

Em um financiamento, a possibilidade está disponível para a compra de imóvel próprio. O consumidor pode utilizar os recursos de seu FGTS para oferecer entrada ou pagamento de parcelas.

Para outros tipos de financiamento, os valores ficam indisponíveis. Com esta medida, o Governo Federal visa promover a compra da casa própria pelos brasileiros, garantindo melhoria da qualidade de vida de cada um.

Veja abaixo os documentos solicitados

Como em qualquer modalidade de financiamento, a Caixa solicita documentos básicos ao trabalhador que deseja contar com seus recursos. Eles comprovarão, por exemplo, os dados do futuro financiado e sua renda para arcar com os valores de prestações.

Os comprovantes padrão requisitados são:

  • Documentos pessoais do comprador, como RG, CPF e certidão de casamento;

  • Documentos pessoais do cônjuge do comprador;

  • Comprovante de residência;

  • Comprovante de renda;

  • Cópia da declaração de imposto de renda.

Ao optar pelo uso do FGTS do financiamento, estes documentos são acrescidos a formulários específicos para a alternativa.

Formulários Caixa

No site da Caixa, o banco disponibiliza os modelos em arquivos editáveis, que podem ser facilmente preenchidos e entregues quando solicitados. Ao requerer o uso do Fundo no financiamento, o consumidor deverá entregar:


Ficha Cadastro Pessoa Física

Com dados como nome completo, data de nascimento, CPF, residência e naturalidade. O formulário traz também espaço para informações do cônjuge, quando for o caso, e para inserção de pessoas que possam oferecer referência pessoal, comercial e bancária sobre o futuro financiado.

Declaração do Empregador

Neste documento, o empregador oferece à Caixa dados para comprovação de renda do trabalhador, como tempo de registro em carteira e remuneração dos últimos três meses.

Autorização para Movimentação de Conta Vinculada do FGTS

Também feito pelo empregador, este formulário dá ao banco permissão para utilização do FGTS para entrada ou pagamento futuro de parcelas do financiamento em análise.

Declaração Negativa de Propriedade do Imóvel

O financiado que busca utilizar o FGTS não pode já estar em financiamento de imóvel do Sistema Financeiro Habitacional (SFH). A propriedade para a qual o Fundo será utilizado ainda deverá ser destinada à residência do proponente ao crédito.

Declaração de Isenção de Imposto de Renda

No último formulário, o trabalhador atesta estar isento da apresentação do Imposto de Renda daquele ano.

Com todos os documentos em mãos, o consumidor pode entrar com o pedido de financiamento com o FGTS e aguardar a aprovação para a compra do seu imóvel.


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos