Onde posso vender meu carro

Onde posso vender meu carro

Publicado em 18/11/2019 às 10:29


Na hora de vender o seu carro, você sabe qual é o melhor lugar?

Venha e saiba mais aqui


Está pensando em vender seu carro online e não sabe qual a melhor plataforma? Não tem problema, apresentamos aqui as melhores opções disponíveis.

Quem vai vender um carro usado tem sempre dúvidas sobre onde fazer isso. Para te ajudar neste processo separamos aqui as melhores opções para você considerar na hora de repassar seu carro usado. Continue lendo!

Qual o seu objetivo?

Essa é a primeira pergunta que você precisa responder para iniciar o processo, algumas pessoas estão pressa e querem vender o carro o mais rápido possível, outras querem explorar bem as opções para fazer o negócio mais lucrativo, algumas preferem priorizar a segurança das transações.

Balancear essas questões com base nas suas necessidades é a forma ideal de determinar se você deve vender seu carro para aquele colega de trabalho que está interessado na compra, procurar uma concessionária ou anunciar online.


Quais as suas opções?

Agora que você já entendeu que precisa ajustar suas prioridades para fazer um bom negócio, vamos falar sobre as opções que você dispõe para venda de um veículo usado.

Como já dissemos, você pode vender diretamente para um conhecido, pode procurar uma concessionária, pode anunciar em classificados (impressos ou online) e pode ainda optar por um leilão de automóveis.

A seguir, vamos falar de cada uma dessas opções para que você entenda as vantagens de desvantagens das mesmas e escolha de forma consciente.

Venda direta para conhecidos

Você já deve ter visto vários anúncios de colegas no Facebook ou recebido anúncios de venda de carros usados pelo WhatsApp. Seja qual for a plataforma -inclusive as não digitais – as pessoas costumam tentar vender seus automóveis para conhecidos, usando a cartela de amigos como público potencial.

Para fazer isso, basta você disseminar a notícia de que está vendendo seu carro. Você pode fazer isso através do Facebook, pode colocar um anúncio no mural do seu condomínio ou usar o boca-a-boca para espalhar a oferta.

Qual a vantagem de vender para um conhecido? Bem, a principal vantagem é que você conhece o comprador e que o preço pode ser maximizado. Em contrapartida, você pode levar muito tempo para encontrar uma pessoa conhecida que esteja interessada em comprar o seu automóvel, o que é uma desvantagem para aqueles que estão com pressa para realizar a venda.

Vender carro usado na concessionária

A segunda opção que iremos apresentar para venda do seu carro usado é a venda na concessionária.

A primeira coisa que você precisa saber antes de considerar essa opção é que ela não é boa para aqueles que não estão com seus veículos quitados. Carros não quitados são extremamente desvalorizados na venda com a concessionária.

A principal vantagem de optar pela venda com a concessionária é saber que a transação será totalmente segura e que você receberá o dinheiro sem problemas. A grande questão, que já adiantamos quando falamos dos veículos não quitados, é que a concessionário pagará bem menos pelo seu veículo do que o valor de mercado do mesmo.

Em média, há uma desvalorização de 40% do valor. Que é margem de lucro da concessionária. Em caso de troca, onde você pode usar o seu veículo usado como entrada para um novo, mas nessas situações a desvalorização é ainda maior.

Quais as vantagens? Além da segurança da transação, você recebe o dinheiro integralmente assim que entregar o carro na concessionária, e a responsabilidade pela venda é deles.

Apesar disso, existe ainda a opção de consignação. Que é quando você só recebe o dinheiro quando seu carro for vendido, pode retirá-lo da loja a qualquer momento. No regime de consignação, o preço melhora consideravelmente, a redução do valor de mercado é de apenas 20%.

Fique atento:

Não venda seu carro de forma consignada caso não conheça bem a concessionária. Procure referências de pessoas que venderam seus carros por ela nesse mesmo regime de venda, além disso, fique atento ao contrato, a loja deve assumir toda a responsabilidade por qualquer dano que possa vir acontecer ao seu veículo enquanto ele está sendo exposto para seus clientes.

Além disso, seja minucioso e pesquise as condições que diferentes concessionárias possuem para o seu carro.

Sites de classificados

Impressos ou online os classificados são uma excelente forma de exposição para a venda do seu carro. Tanto que elas aumentam exponencialmente as suas chances de fazer uma venda.

Mas enquanto a abrangência da exposição é uma vantagem, a desvantagem de optar pelo site de classificados é que a venda pode demorar para acontecer. Uma forma de acelerar o processo é oferecer preços um pouco mais baixos do que o valor de mercado, o que vale à pena para os que estão com pressa.

Outra interessante vantagem de optar pelos classificados é que você pode conseguir um melhor preço, cortando toda a desvalorização que é imposta pelas concessionárias.

Existem claro, riscos na venda. Se na concessionária tudo é, quase sempre, 100% seguro, a venda para pessoas desconhecidas levanta bandeiras vermelhas. Por isso, lembre-se que você deve marcar encontros em locais públicos para garantir sua segurança.

Além disso, lembre-se que, caso tenha problemas na venda, não estará lidando com uma empresa, e sim com uma pessoa física. Faça um contrato de venda para estar judicialmente respaldado. E entregue o carro apenas depois de receber o pagamento e o veículo estiver devidamente transferido para o novo dono.

Leilão

Que tal vender seu carro em um leilão? Essa opção é interessante para aqueles que estão com pressa. Existem diversas empresas no ramo e algumas delas, como a InstaCarro, prometem que vendem seu carro em até uma hora.

Para vender basta entrar em no site e fazer uma cotação online. É só informar o modelo do seu carro e o site dará uma estimativa do valor de mercado. O segundo passo é a realização da vistoria profissional que fará fotos do seu carro.

No site, seu carro é vendido para a empresa que fizer a proposta mais alta, como em um leilão. A maioria dos sites, como o InstaCarro, não repassa custos transacionais para os vendedores dos carros, e sim para os compradores.

Agora que você conhece as principais opções, é hora de escolher qual a melhor e vender seu carro!


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos