Plano de saúde MEI

Plano de saúde MEI

Publicado em 21/03/2019 às 05:47


Você sabia optante pelo MEI pode possuir plano de saúde? Não? Então saiba aqui como funciona


No geral, um plano de saúde empresarial só pode ser vendido quando vão ser segurados, pelo menos, três beneficiários.

Contudo, algumas excessos podem ser abertas. O MEI que tem o CNPJ regularizado, pode conseguir muito desconto na contratação de um plano de saúde, caso consiga encaixar-se na categoria de plano empresarial.

Existem várias situações em que se pode conseguir boas negociações na adesão a um plano de saúde, como nesse caso dos MEI.

Fique atento para conhecer os principais aspectos de cada categoria, caso surja a necessidade. Neste post, vamos abordar especificamente como funcionam os planos de saúde para MEI. Acompanhe!



Como funcionam os planos de saúde para MEI

Os planos de saúde para microempreendedor individual são destinados à microempresas com CNPJ ativo na Receita Federal. Para garantir o benefício, em todas as operadoras, são necessárias mais duas, ou três pessoas adicionadas ao plano, pelo menos.

Ainda não há disponível no mercado operadoras que fazem planos de saúde empresariais para apenas o microempreendedor. As outras vidas a serem adicionadas ao plano podem ser familiares, ou funcionários da empresa.

Se o interesse for apenas a contratação de um plano de saúde para o microempreendedor sozinho, a adesão deverá ser feita em um plano individual, ou coletivo que não seja empresarial, como sindicatos e outras entidades de classe. A maioria dessas entidades possui esse serviço disponível.

Se o número mínimo de pessoas por adesão for atendido, o microempreendedor deve pesquisar as operadoras que oferecem esse tipo de plano. As pesquisas podem ser feitas no site da ANS, das próprias operadoras, através de pesquisa de mercado e indicações pessoais.

Nessa busca, leve em consideração os benefícios ofertados por cada operadora, a cobertura de atendimento à sua empresa e a abrangência do plano. Como saúde é uma coisa delicada, se atente mais ao custo-benefício e menos ao preço por si só.

Porém, o fato de o plano de saúde para microempreendedores ser mais em conta agrada também os funcionários colaboradores que vão desfrutar dos serviços.

Como solicitar

Para solicitar o plano de saúde como MEI, basta ter um número de CNPJ ativo na Receita Federal e ter no mínimo dois beneficiários (ou três, dependendo da operadora). De qualquer forma, a maioria comercializa com mínimo de dois beneficiários, podendo ser um titular e um dependente.

Número de dependentes solicitados por cada operadora

A partir de 2 beneficiários:

  • Amil;

  • Assim;

  • Golden Cross;

  • Notredame Intermédica;

  • One Health;

  • Salutar.

A partir de 3 beneficiários:

  • Bradesco Saúde;

  • SulAmérica.

Tempo mínimo de abertura do CNPJ para a contratação em cada operadora

  • Amil – 3 meses de CNPJ Ativo;

  • Assim Saúde – 3 meses;

  • Bradesco Saúde – 6 meses;

  • Golden Cross – 24 horas;

  • Intermédica – 3 meses;

  • One Health – 3 meses;

  • Salutar – 24 horas;

  • SulAmérica Saúde – 6 meses;

  • Unimed Rio – 24 horas;

  • Unimed Leste Fluminense – 12 meses.

Uma outra ótima oportunidade é o microempreendedor poder contratar o plano odontológico, que por característica já tem um custo bem reduzido. Para MEI, esse valor é ainda menor.

O plano de saúde para MEI al é sem dúvida a grande oportunidade para quem quiser investir em um plano pagando um preço menor e mantendo um alto padrão de qualidade.

Vantagens do plano de saúde para MEI

Confira algumas vantagens de aderir a planos de saúde dentro da categoria de MEI, se você tiver essa opção.

Valor menores

Um plano de saúde empresarial chega a oferecer mensalidades até 35% mais baratas que os planos de saúde comuns nas categorias individual e familiar.Esse talvez seja o principal atrativo dentre os benefícios dos planos de saúde para microempreendedores.

Isso porque o preço dos serviços contratados é um dos principais fatores que são levados em consideração na hora da escolha de um plano e o microempreendedor leva vantagem neste quesito.

Em média, o número de contratantes de planos de saúde para microempreendedores tem crescido o dobro que outros planos, mesmo tendo que ter a empresa como intermediador. O motivo principal é o preço.

Garantia e segurança no trabalho

Segundo uma pesquisa de mercado realizada pela ANS, os funcionários consideram benefícios como planos de saúde tão importante quanto um bom salário, ou uma promoção.

Tendo em esse resultado em mente, e a ideia de que em microempresas os microempreendedores não investem em seus funcionários, a busca por emprego nesse setor pode ser menor.

Para não correr esse risco, um dos benefícios de se contratar um plano de saúde para uma microempresa é a garantia de boas condições de trabalho e melhor produção, já que, felizes com os benefícios e com atendimento médico e ambulatorial de qualidade, os funcionários trabalham melhor.

Atendimento 24 horas

Nem todas as categorias de planos de saúde oferecem atendimento 24 horas em canais exclusivos. Já a maioria dos planos empresariais garante aos beneficiários serviços específicos por telefone e sites das operadoras, como “tira dúvidas” sobre medicação e procedimentos iniciais em casos de emergência.

Menos burocracia

A burocracia pode ser um dificultador e pode até influenciar à não contratação de um plano de saúde. No entanto, os planos empresariais estão livres de burocracia, já que o encarregado a contratar e a organizar os dados é a própria empresa, juntamente com um corretor.

Do interessado em se beneficiar do serviço basta apenas ter em mãos os documentos pessoais, já que o microempreendedor se encarrega do CNPJ ativo para fazer o contrato.

Redução na carência

Para planos de saúde que atendam mais de 30 pessoas em uma empresa, pode-se conseguir a redução, ou a isenção da carência, que é aquele período entre a contratação do plano e o dia em que se pode começar a utilizar os serviços de saúde.

Com isso, o microempreendedor, os funcionários e os dependentes podem usufruir dos serviços do plano logo após a adesão e a contratação, inclusive funcionários recém-admitidos.


Precisando de Conta Corrente?

Quero encontrar minha conta ideal!

Em destaque em Contas Correntes