Quitar IPVA sem transtorno

Quitar IPVA sem transtorno

Publicado em 17/09/2019 às 00:18


Você sabe como quitar o IPVA atrasado sem transtornos?


Quem nunca atrasou uma conta não é verdade? Se você é daqueles que vive atrasando contas e uma dessas contas é seu  IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do seu veículo, fique calmo.

Continue com a gente e veja como resolver esse transtorno. Vamos lá!

Como pagar o IPVA atrasado sem transtornos?

1 – Você deve entrar no site do Detran (Departamento de Trânsito do seu Estado);

2 – Nos campos indicados no site, insira os dados que serão pedidos: o número da placa do veículo e do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores);

3 – Ao preencher esses dados, o site oferecerá a opção de emitir uma guia para pagamento. Mas atenção, o novo boleto para o pagamento do IPVA atrasado irá incluir os valores de juros e correções monetárias, como multa por atraso;

4 – Com a nova guia de pagamento em mãos você escolhe a melhor forma de pagar: agência bancária, Internet Home Banking ou agência lotéricas.

E quanto aos anos anteriores? Como pagar o IPVA atrasado sem transtornos?

Se você está com IPVA atrasado também de anos anteriores, provavelmente não conseguirá obter a segunda via pelo site. Nesse caso, você deve procurar o posto de atendimento da Secretaria da Fazenda de seu município.

Vale lembrar que não há possibilidade de parcelamento para os tributos em atraso.

O que acontece quando o IPVA não é pago?

Não são poucas as pessoas que deixam de pagar o IPVA, mas atenção! Não deixe de pagar você também.

Se você fica sem pagar o IPVA não poderá fazer o licenciamento do seu carro. E sem o licenciamento do seu veículo, se você em uma blitz, por exemplo, corre o risco de ter o carro apreendido.

Caso você não pague o IPVA pode esperar para começar a receber carta de cobrança. E mais, deixar o IPVA do carro faz com que você fique dentro da dívida ativa do país e quando for regularizar, terá de arcar com correções monetárias como juros e multas.

Posso usar o carro mesmo com o IPVA atrasado?

Você até pode andar por aí com o seu veículo estar sem o IPVA em dia. Mas como já mencionamos, você pode ser parado por uma blitz policial e pode correr sérios riscos de ter o carro apreendido se não cumprir com as orientações para a regularização do seu carro.

Além disso, sem pagar o IPVA você não faz o licenciamento – e sem estar com o carro devidamente licenciado não poderá vende-lo, se quiser. Primeiro deverá fazer o acerto.

Posso parcelar o IPVA atrasado?

O IPVA em atraso não pode ser parcelado. O contribuinte terá de arcar com os custos à vista.

Para não atrasar mais o IPVA do automóvel

Mesmo sendo fácil pagar o IPVA atrasado do seu veículo, procure sempre mantê-lo pago em dia – para evitar problemas.

Lembre-se que o IPVA dos veículos vence sempre em janeiro. Portanto, já se prepare para pagar o tributo no ano anterior – assim você fica com a taxa em dia.


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos