Seguro para Cartão de Crédito

Seguro para Cartão de Crédito

Publicado em 18/11/2019 às 01:11


Vale a pena fazer seguro para o seu cartão de crédito?

 

Quem tem um cartão de crédito com certeza já recebeu uma ligação oferecendo a contração de um seguro, mas como saber se fazer ou não o seguro é uma boa ideia? Aqui iremos falar um pouco mais sobre isso.

A primeira coisa que você precisa considerar são os dados sobre as fraudes do cartão de crédito, infelizmente, segundo uma pesquisa Global Consumer Card Fraud, realizada no ano de 2016, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com o maior número de fraudes com cartões. Um acontecimento tão comum que 49% dos brasileiros relataram terem sido vítimas de fraudes apenas nos últimos 5 anos.

Esses dados sozinhos fazem com que muitas pessoas procurem realizar a contratação de um seguro de cartão de crédito, mas a pergunta é: será que vale mesmo a pena? Antes de decidir sobre isso você precisa entender como o seguro funciona, quais os benefícios oferecidos por ele e o preço. Vamos olhar para isso mais detalhadamente.

Como funciona o seguro de cartão de crédito?

As pessoas acobertadas por um seguro pagam por ele mensalmente na fatura de seus cartões ou em débito na conta corrente. Sendo assim, caso tenha seu cartão roubado ou sejam vítima de fraudes, elas notificam a operadora do cartão de crédito, essa notificação deve ser feita dentro do prazo estabelecido. Depois disso, a operadora do cartão pagará por todas as compras e gastos realizados de forma indevida, contanto que eles estejam dentro da cobertura do plano. Na maioria dos planos, o segurado precisa registrar um boletim de ocorrência.

O processo para fazer um seguro do cartão de crédito é relativamente  simples. E agora que você já o entendeu vamos falar sobre os benefícios de ter um seguro para o seu cartão de crédito.

Quais são os benefícios?

1. Proteção contra perda, roubo, extravio e fraudes

O benefício principal é óbvio: você estará assegurado contra perda, roubo, extravios e fraudes. E é exatamente o medo dessas ameaças que faz com que cada vez mais usuários de cartão de crédito se interessem pela contração de um seguro de cartão de crédito. Não é uma preocupação vazia, afinal de contas, as fraudes com cartões de crédito subiram 327% nos últimos anos, de acordo com a pesquisa realizada pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa).

Mas a grande questão no que diz respeito aos seguros é a seguinte: em casos de roubo e fraudes, a própria operadora do cartão já não é obrigada por lei a ressarcir o cliente pelos prejuízos? Vamos lá, de acordo com o artigo 39, inciso V e o artigo 51, inciso IV do Código de Proteção e Defesa Consumidor (lei 8.078/90), o cliente não pode pagar pelo que não comprou.

Isso funciona bem quando você é roubado ou rapidamente nota a perda ou furto do seu cartão de crédito. Nessas situações, imediatamente entre em contato com a operadora e solicite o bloqueio ou cancelamento. Anote o número do protocolo de atendimento e depois disso faça um Boletim de Ocorrência. Assim, mesmo que você não tenha nenhum uma cobertura de seguro, estará resguardado.

Mas vamos dar um exemplo aqui para que você entenda o que acontece muitas vezes, na prática. Digamos que você percebe que a sua carteira sumiu, então lembra-se de ter deixado-a em um restaurante na noite anterior. A primeira coisa que vem na sua mente são os problemas que isso pode causar e você corre para o restaurante para ver se, por acaso, a carteira ainda está lá. Para sua sorte, um garçom achou a carteira, todos os seus cartões de crédito estão lá e até mesmo seu dinheiro está seguro.

Semanas depois, você percebe uma compra estranha no seu cartão. É difícil de provar, sem seguro, que não foi você quem fez essa compra e muitas vezes é preciso abrir um processo judicial para obter o seu dinheiro de volta. Sendo assim, o seguro é uma forma de garantir que esses processos não sejam necessários.

2. Cobertura em casos de desemprego

Um dos benefícios da contração de um seguro para o seu cartão é a possibilidade de ser acobertado em casos de desemprego. Isso é importante porque a instabilidade do mercado faz com que os níveis de desemprego aumentem e isso pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades em cumprir com seus compromissos financeiros.

Na maioria dos seguros, se você ficar desempregado e ainda tiver várias parcelas a saldar na sua fatura do cartão de crédito. Para segurados demitidos sem justa causa, a seguradora cobre as faturas do cartão, se responsabilizando por compras feitas até o dia anterior da data em que a demissão foi comunicada.

3. Ótimo custo-benefício e facilidade de operação

Uma vantagem dos seguros de cartão de crédito é que o valor pago é pequeno, o que compensa muito a eliminação do estresse contra fraudes. A maioria dos seguros fazem a cobrança da taxa mensal de forma automático na fatura do cartão, o valor gira em torno de R$ 5,00.

4. Cobertura em casos de sequestro e coação

Outra coisa que pode acontecer, principalmente com o aumento dos níveis de violência, é a coação, ou seja, o cliente pode ser obrigado a realizar compras ou saques, como ocorre nos chamados “sequestros-relâmpago”. Pensando nisso, alguns planos de seguros oferecem proteção aos usuários contra os prejuízos relacionados a compras e saques realizadas ems situações como essas.

5. Benefícios adicionais dos seguros

Os planos de seguro de cartão de crédito também costumam oferecer outros benefícios interessantes, como acesso VIP em aeroporto (preferência para embarque etc),garantias relacionadas a hospedagens emergenciais, coberturas de viagens ao exterior, etc

Quando não vale a pena pagar pelo seguro?

Você conferiu todos os benefícios que um seguro de cartão de crédito pode oferecer, mas viu também que os direitos contra fraudes, roubos e perdas são garantidos mesmo sem seguro. Dessa forma, não vale pagar por um plano que só oferece cobertura nesses casos. Se estiver considerando um seguro confira bem os benefícios oferecidos, dê preferência por planos que ofereçam cobertura em caso de desemprego, como o valor mensal é pequeno é uma boa pedida.

 

 

 

Confira nossa seleção dos melhores cartões de crédito com todas as informações neste portal comparador de cartões de crédito .


Precisando de Cartão de Crédito?

Quero encontrar meu cartão ideal!

Em destaque em Cartões