Significado despesas ordinárias

Significado despesas ordinárias

Publicado em 21/07/2019 às 06:45


Já ouviu falar em despesas ordinárias? Veja aqui o que significa


Primeiro vamos entender o que é despesa.E aí você sabe?

Não vale dizer que são as contas para pagar, pois, na verdade, uma despesa é muito mais do que isso. Vamos entender direitinho do que se trata, e assim, não passar aperto na hora de compreender as contas que chegam para você pagar. Apesar de despesa ser um termo até simples de compreender, ele envolve muitos outros termos que precisam de um pouco mais de conhecimento. Você sabe, por exemplo, o que significa despesa ordinária?

Se não sabe, não se preocupe! Trouxemos um artigo com todas as informações necessárias para que você compreenda bem o que significa isso. Então continue lendo e aproveite o artigo.

Porque é importante entender o que são despesas?

Todos sabemos o quanto é importante pagar as contas em dia, para além de evitar o prejuízo de pagar juros, evitar também a dor de cabeça por receber uma cobrança, e até, a possibilidade de receber uma restrição de mau pagador em seu nome. Porém, para termos um controle apropriado e correto de nossas finanças, é necessário que muito mais do que pagar, saibamos o que estamos pagando, para que não acabemos pagando por algo injusto ou errado.

Tudo o que pagamos é considerado uma despesa. Mas, só devemos considerar uma despesa, tudo o que pagamos e que esteja relacionado somente com a manutenção do nosso dia a dia. A compra de um carro novo, por exemplo, não é uma despesa, embora seja um gasto. No entanto, os gastos periódicos com manutenção e combustível para que o carro possa ser utilizado, são considerados despesas.

Além disso, podemos supor que toda despesa também é um custo, o que não é verdade. Pois, os custos envolvem gastos necessários para que haja um resultado final, como um produto. Para a confecção de um vestido, os gastos para adquirir o tecido e a linha, por exemplo, são considerados custos. Ou seja, sempre há custos para a obtenção de um produto final.

O que significa despesa ordinária

Entendido o que é despesa, fica mais fácil para entender o que significa despesa ordinária. Toda despesa trata de um gasto comum, porém, podendo ser esses gastos regulares ou excepcionais. As despesas regulares são conhecidas como despesas ordinárias, e as despesas excepcionais como despesas extraordinárias. Como por exemplo, as despesas ordinárias podem ser gastos com contas de consumo (água, luz, telefone), e as extraordinárias, gastos com conserto de um telhado ou manutenção de equipamentos.

Os termos despesas ordinárias e despesas extraordinárias, costumam ser mais utilizados em cálculos de gestão financeira, e são bem comuns em controles de contas de condomínios ou aluguel de imóveis, por exemplo, sendo que nesse caso, as despesas ordinárias são todos os gastos comuns, como gás, luz, segurança e porteiro; e os gastos extraordinários, decoração, reformas ou eventuais consertos.

Devido esse termo ser tão utilizado em controles financeiros de trâmites imobiliários, como condomínios ou aluguéis de imóveis, há inclusive uma lei (Lei nº 8245, de 18 de Outubro de 1991 – Seção IV), que determina o que é cabível de ser cobrado como despesa ordinária ou não.

Conforme essa Lei, entende-se por despesas ordinárias de condomínio:

  • salários;

  • encargos trabalhistas;

  • contribuições previdenciárias e sociais dos empregados do condomínio;

  • consumo de água e esgoto, gás, luz e força, das áreas de uso comum;

  • limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum;

  • manutenção e conservação das instalações e equipamentos hidráulicos, elétricos, mecânicos e de segurança, de uso comum;

  • manutenção e conservação das instalações e equipamentos de uso comum destinados à prática de esportes e lazer.

Inclui ainda despesas com:

  • a manutenção e conservação de elevadores, porteiro eletrônico e antenas coletivas;

  • pequenos reparos nas dependências e instalações elétricas e hidráulicas de uso comum; 

  • rateios de saldo devedor, salvo se referentes ao período anterior ao início da locação;

  • reposição do fundo de reserva, total ou parcialmente utilizado no custeio ou complementação das despesas referidas nas alíneas anteriores (exceto se forem referentes ao período anterior ao início da locação).

Em resumo, podem ser consideradas despesas ordinárias todas as despesas comuns e regulares, ou que não sejam extras ou excedentes, como por exemplo, em uma casa as despesas ordinárias seriam as compras de supermercado, todas as contas de consumo, como energia elétrica, etc.


Precisando de Conta Corrente?

Quero encontrar minha conta ideal!

Em destaque em Contas Correntes