SPC e Aerasa

SPC e Aerasa

Publicado em 18/07/2019 às 17:33


Renovação de Dívida indevida de Cadastros no Spc e Serasa


Estar com o nome sujo e só descobrir na hora de fazer uma compra não é uma situação agradável. Ainda mais quando descobre que a inscrição foi feita por uma empresa da qual nunca ouviu falar. Fique atento! Você pode estar sendo vítima de uma renovação de dívida indevida de cadastros no SPC e Serasa!

Está tendo problemas para renovar seu cadastro no SPC e Serasa mesmo após 5 anos que sua dívida “caducou”? Muitas empresas “compram” de outras empresas dívidas que não conseguiram ser cobradas ou que já tem mais de 5 anos e fazem a renovação ilegal dos cadastros no SPC e Serasa. Veja como se prevenir!

Entenda a renovação de dívida indevida no SPC e Serasa

Empresas, principalmente bancos, “vendem” as dívidas que não conseguiram cobrar de seus clientes para outras empresas no que se chama “cessão de crédito”.

Essa venda é válida, mas se o prazo de 5 anos já venceu, a empresa que comprou a dívida não pode colocar o nome do devedor no SPC e Serasa novamente, pois a compra da dívida não gera uma nova dívida, mesmo que a inscrição seja agora no nome dessa outra empresa.

Fique atento! Algumas empresas fazem a “renovação” ilegal dos cadastros do SPC e Serasa para forçar os clientes a pagarem as dívidas.

O que acontece é que algumas empresas incluem em seus cadastros dívidas antigas com novas datas de vencimento, alegando que se trata de um novo contrato (renegociação ou acordo) que teria sido feito e com isto o órgão de restrição não tem como saber que àquela dívida já tem mais de 5 anos.

Prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição ao crédito

Se sua dívida já venceu há 5 anos, a empresa não pode mais cobrar na justiça (prescrição), pois o prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição ao crédito, como SPC e Serasa é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu (data em que deveria ter sido paga), e não a data em que foi feito o cadastro.

Portanto, se a dívida não foi cobrada nesse período, a empresa não tem mais o direito de cobrar e seu nome não poderá constar em qualquer registro negativo, pois a restrição é excluída automaticamente.

Cuidado com os cadastros indevidos

Se sua dívida já prescreveu, mas ainda consta a sua inadimplência nos registros do SPC ou Serasa, nesse caso você pode recorrer a uma ação judicial contra a empresa que está te protestando, para imediata retirada do cadastro do SPC e Serasa, bem como indenização por danos morais.

Você também pode procurar um advogado de sua confiança, as pequenas causas ou a defensoria pública de sua cidade para entrar com esta ação contra eles.

Confira se seu nome está sujo

Confira se seu nome está sujo, consultando a internet. Acesse www.consumidorpositivo.com.br e monitore seu CPF. O prazo para as empresas limparem seu nome é de 5 dias.


Precisando de Conta Corrente?

Quero encontrar minha conta ideal!

Em destaque em Contas Correntes