Taxa de juros: Brasil e resto do mundo.

Taxa de juros: Brasil e resto do mundo.

Publicado em 12/11/2019 às 22:44


Taxa de juros: Brasil e resto do mundo.

 

 

As taxas de juros estão presentes no cotidiano mais do que podemos imaginar. Elas se relacionam a empréstimos, cartão de crédito e itens básicos que consumimos em nosso dia a dia.

O Brasil reduziu suas taxas de juros em 0,5%, de 6,5% para 6% ao ano.

 

 

Essa mudança é a primeira ocorrida desde 22 de março de 2018, quando o Banco Central baixou as taxas de juros em 0,5%, para 6,5%.

 

 

Por exemplo, se você utiliza o famoso cheque especial, saiba que os juros vão agir no seu débito enquanto você não pagá-lo por completo. E aí que muitas pessoas se enrolam, pois desconhecem ou ignoram o poder que uma taxa de juros tem, especialmente com o passar do tempo.

Além disso, elas também atuam nos investimentos que fazemos. Portanto, é importante ficar de olho nas mudanças das taxas de juros, já que elas apresentam potenciais mudanças, e também nas vantagens de cada uma dentro de um cenário específico.

Como falamos tantas vezes por aqui, conhecimento e planejamento são a chave para fazer boas decisões financeiras..As taxas de juros são uma das ferramentas mais importantes, usadas pelos bancos centrais, para executar sua política monetária.

 

Um declínio nas taxas combate, o enfraquecimento dos preços ou um possível ambiente de deflação, além de revitalizar a economia e ajudar a aumentar as exportações.

 

Na foto um comparativo para ver a taxa de juros fixada pelo Banco Central de cada país. Nela, é fácil ver que quanto mais alta ser, mais risco está associado ao país, porém é mais "caro" emprestar o dinheiro. Essas taxas são a base das taxas de juros usadas para a precificação de muitos elementos financeiros de varejo: empréstimos pessoais, de carros, cartões e outros produtos bancários.

 

A descida das taxas de juros é muito positiva para os países que têm taxas muito altas.


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos