Título Capitalização e Poupança

Título Capitalização e Poupança

Publicado em 21/01/2019 às 23:11


Conheça mais sobre Título de Capitalização e Poupança.

E saiba qual deles é o Melhor pra Você!


Já parou pra pensar que os títulos de capitalização, tão divulgados pelas instituições financeiras, nem sempre são a melhor opção para economizar dinheiro? Muitas vezes as mesmas instituições oferecem serviços muito mais rentáveis aos clientes, se você souber o que procura.

Apesar das similaridades entre os dois serviços, alguns detalhes colocam uma distância enorme entre a poupança e o título de capitalização.


Poupança vs. Títulos de Capitalização

Para compreender melhor, comparamos alguns pontos para que você possa decidir qual plano é o que mais compensa para o seu perfil.

  • Pagamentos

De uma forma simples, na poupança, você deposita a quantia que desejar, quantas vezes desejar, no período que desejar.

Na capitalização, é estipulado um valor fixo que deve ser pago todos os meses.

  • Rentabilidade

Com a poupança, o dinheiro rende um pouco mais todo mês, e vai crescendo enquanto fica na conta. Com os títulos de capitalização, mesmo se esperar até o fim do plano, você receberá no máximo a mesma quantia investida.

  • Resgate

A poupança permite que você realize o resgate do dinheiro quando quiser e você sempre recebe, no mínimo, o mesmo valor investido.

O título de capitalização exige que você espere pelo menos 12 meses para poder resgatar algum valor, e caso tente resgatar antes do fim do serviço, receberá menos do que o valor investido.

Além disso, o resgate de valores em um título de capitalização não é instantâneo, podendo demorar meses para ser aprovado.

  • Sorteios

A poupança não oferece nenhum tipo de sorteio ao cliente, enquanto o título de capitalização oferece sorteios com prêmios atraentes.

O único problema é que é muito difícil ganhar algum desses sorteios. Em alguns casos, são 5 prêmios sorteados entre mais de 250 mil participantes.

Afinal, o que vale mais a pena?

Como foi possível perceber, a poupança oferece mais segurança e rentabilidade ao cliente, fazendo o dinheiro depositado crescer todo mês. Além disso, é possível resgatar o valor investido, integral ou parcial, sempre que quiser.

Já os títulos de capitalização são burocráticos e muitas vezes causam prejuízo. Caso o cliente precise resgatar o dinheiro em uma emergência, possivelmente precisará esperar meses para receber o valor e, quando receber, receberá bem menos do que investiu.

Claro que você que deve decidir onde investir o seu dinheiro. Porém, saiba que existem muitas outras opções além da poupança e dos títulos de capitalização.


Precisando de Conta Corrente?

Quero encontrar minha conta ideal!

Em destaque em Contas Correntes