Vale a pena conseguir empréstimo para abrir uma empresa?

Vale a pena conseguir empréstimo para abrir uma empresa?

Publicado em 14/11/2019 às 00:16


Na hora de abrir um novo empreendimento, a falta de recursos financeiros é o que mais preocupa. Mas, será que compensa fazer um empréstimo para abrir empresa? Foi pensando nisso que preparamos este artigo.

Abaixo vamos ajudar você a entender como um empréstimo pode auxiliar você na hora de abrir um negócio. Além disso, vamos responder à pergunta principal: será mesmo que vale a pena fazer um empréstimo nesse caso?

Prossiga acompanhando o artigo para saber mais e boa leitura!

Quando pegar um empréstimo para abrir uma empresa é uma boa ideia?

Mais importante que solicitar um empréstimo para abrir um negócio, é ter certeza de que você realmente precisa desse empréstimo. Isso porque existem muitas pessoas que não sabem, com clareza, se um empréstimo se faz ou não necessário.

O primeiro passo para fazer essa análise é fazer um planejamento do seu futuro negócio. Veja se ele é realmente um negócio rentável. Pesquise qual o seu público-alvo, quais são seus concorrentes, converse com fornecedores.

Por que isso é importante? Você já pensou em solicitar um empréstimo sem saber a rentabilidade do negócio nos primeiros meses? Você pode acabar se endividando antes mesmo da sua empresa mostrar potencial de lucro.

Outros pontos também devem ser considerados. Por exemplo, caso você precise de bastante tempo até sua empresa começar a dar lucro, talvez o empréstimo não seja uma boa ideia.

Nesse caso, você pode considerar outras possibilidades, como:

  • Juntar o dinheiro

  • Buscar investidores

  • Iniciar um negócio menor e ir expandindo aos poucos

Vale ressaltar que existe a possibilidade de o empréstimo só fazer sentido para você quando você for expandir o seu negócio. Isto é, apenas futuramente.

Também é importante que você considere solicitar um empréstimo apenas se a sua empresa tiver rendimento para pagá-lo e manter as atividades. Um bom empréstimo tem parcelas que pegam em até 25% de lucro do negócio.

Empréstimo para abrir uma empresa: por que você precisa desse empréstimo?

Por que você precisa de um empréstimo para abrir seu negócio? É preciso que você fale, em apenas uma frase, o motivo que te leva a solicitar esse empréstimo. Para facilitar, vamos dar um exemplo.

Você pode dizer que precisa do empréstimo para que você tenha capital suficiente para manter a empresa e os funcionários por X meses. Caso você não tenha uma resposta clara para essa pergunta, talvez seja hora de verificar se o empréstimo é necessário.

Afinal, se você não tem um direcionamento fixo do que fazer com o dinheiro do empréstimo, por que você precisaria de um?

Fazer um planejamento é fundamental na hora de pedir um empréstimo para abrir uma empresa

Antes de fechar qualquer negócio com a instituição financeira, faça um planejamento. Esse planejamento vai servir para que você se organize e não se endivide caso solicite o empréstimo para abrir um negócio.

Sendo assim, é necessário que você mensure alguns elementos, como:

  • Contas básicas da sua empresa

  • Custos obrigatórios

  • Capacidade da empresa se manter nos primeiros meses

  • Estratégias para conquistar o seu público-alvo

  • Capacidade financeira para cobrir imprevistos

Vale ressaltar ainda que não é recomendado que você faça um empréstimo muito alto no início do seu negócio. Lembre-se que o seu negócio ainda é incerto e precisa se concretizar no mercado.

Por menor que seja o empréstimo, também é fundamental que você use o capital da melhor forma. Não invista de qualquer jeito. Faça um planejamento para essa ação. Uma dica é fazer um plano de negócios.

Assim existem mais chances de você manter a saúde financeira da sua empresa.

Tipos de empréstimo para abrir uma empresa

Basicamente, existem dois tipos de empréstimos para abrir uma empresa:

Empréstimo para capital de giro

Esse empréstimo seria feito para manter a empresa em funcionamento. O capital seria usado para pagar colaboradores ou para comprar matéria-prima, por exemplo.

Empréstimo para investimento fixo

Esse já é um empréstimo realizado para que o empreendedor aumente o seu negócio ou compre novos equipamentos, por exemplo. Se você tem um restaurante, você poderia usar esse empréstimo para comprar um novo fogão, exemplificando.


 

Espero que você tenha entendido quando um empréstimo para abrir uma empresa vale a pena. Coloque na balança e analise bem antes de fazer a solicitação. Dessa forma, você evita dívidas desnecessárias no começo do seu negócio.


 

Palavras usadas: empréstimo para abrir empresa, empréstimo para abrir negócio, empréstimo para abrir uma empresa. Só usei essas porque foram as únicas que o site indicou.


Precisando de Empréstimo?

Quero encontrar meu empréstimo ideal!

Em destaque em Empréstimos